Texturas confortáveis e sobreposições espertas, além de uma cartela de cores que mistura com primor tons terrosos com cores vibrantes, como o laranja e turquesa. Sim, queremos o Navajo! E o quanto antes. O estilo inspirado nos índios norte-americanos vem conquistando seu espaço e sendo apontado como a nova (e forte) tendência para o próximo inverno. A No Pátio vai te deixar por dentro dessa grande aposta, além de te dar dicas fáceis para incorporar o estilo ao seu guarda-roupa> Vamos lá?
A inspiração vem lá das terras áridas dos Estados Unidos, buscando o tema em meio à cultura da tribo indígena norte-americana Navajo. Uma cultura que se caracteriza por suas padronagens geométricas, cores quentes – consequência de sua adoração pelo Sol – e tons terrosos que se devem ao ambiente desértico onde vivem, que também influencia no largo uso de couro, franjas e ponchos. O resultado é um estilo marcante e cheio de significado.
A nova tendência étnica – que tirou de campo o tribalismo tropical e inspirações africanas – já marcou, recentemente, desfiles internacionais de grandes marcas como Tommy Hilfiger, Pucci e Entro na temporada de Outono/Inverno 2014-15, enquanto Karl Lagerfeld abordou a temática um pouco antes, na sua coleção de pré Outono/Inverno 2014-15, misturando-o com o estilo western. Todas trabalharam a estética Navajo à sua maneira, aplicando os elementos da cultura como detalhes ou até em peças inteiras, mas todas muito bem agasalhadas, como manda a estação.
Apesar de aposta para o próximo inverno, o estilo Navajo já era queridinho de quem costuma frequentar festivais de música, como o famoso Coachella. Uma das celebridades que mais aposta nessa moda é a atriz e cantora Vanessa Hudgens, que usa e abusa dos estilos Navajo, hippie e boho. Mas quem também já apareceu com peças que remetem à tendência foram a modelo Karlie Kloss, a atriz (e eterna Serena van der Woodsen) Blake Lively e a it girl e blogueira francesa Betty Autier.
Depois de ficar com o gostinho do Navajo na boca, surge a pergunta: como inserir o estilo no seu guarda-roupa? Para quem vai enfrentar o inverno, a dica é abusar dos ponchos (que são à cara da tribo indígena) e casacos mais largos, além de detalhes com franjas. Já para a nossa realidade cearense de verão o ano inteiro, é só buscar por peças de tecidos mais leves ou com trama mais espaçada, completando com elementos como a pedras rústicas, desenhos geométricos, couro e headbands. Se você estiver com medo do look ficar caricato, comece investindo em apenas uma ou duas peças Navajo e combine-as com outras mais neutras. Ou invista nos acessórios, que são sempre uma boa pedida!
E aí, vai aderir?
Fotos: Reprodução