Quero estudar moda em Fortaleza!

Moda

Entrar no competitivo mercado da Moda não é tarefa fácil. Hoje em dia, você deve ter um bom conhecimento e propriedade em todas as áreas do ramo, mesmo que escolha se aprofundar só em algumas delas. Para ajudar, a No Pátio foi atrás de algumas dicas de cursos (tanto de graduação, quanto os profissionalizantes) aqui em Fortaleza (CE), para que você possa rechear a bagagem e sair na frente.

Para aqueles que estão buscando uma formação mais completa, o indicado são os cursos superiores na área. As cinco maiores opções da nossa cidade são na Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor), Centro Universitário Estácio do Ceará – Estácio FIC, Faculdade Nordeste (FANOR) e na Faculdade Ateneu (FATE). Todas formam profissionais capacitados e e com boa base para atuação no mercado.

img_estudarmoda02

A principal diferença do curso da UFC para os demais é que ele é o único bacharelado, ou seja, aborda todos os aspectos (as práticas e as teorias) do meio da moda, com um maior aprofundamento teórico científico, tendo assim uma maior duração (em média, 4 anos). Fora isso, tem prestígio por ter sido o primeiro curso de moda implantado em uma universidade pública do país. Além de um grupo de seus alunos ter ganhado o Concurso dos Novos, do evento Dragão Fashion Brasil, o que mostra a capacidade de seus alunos (falamos sobre isso aqui).

img_estudarmoda03

O curso superior da Ateneu é tecnológico, como os demais, tendo maior foco na parte prática da área e com tempo de formação menor (o curso dura, em média, 2 anos). Um dos maiores diferenciais da Ateneu é a sua parceria com o sistema Audaces, voltado para a criação e o desenvolvimento de produtos de moda. Como nos assegurou a coordenadora do curso, Regina Almeida, o estudante sai capacitado para atuar nas mais diversas áreas, em especial na criação e desenvolvimentos de produtos e serviços.

img_estudarmoda04

O recente curso de graduação tecnológica da Unifor preza pela prática desde o primeiro semestre, oferecendo disciplinas em laboratórios de modelagem, desenho e confecção, por exemplo. Um dos seus grandes diferenciais é o desenvolvimento do espírito empreendedor e gestor de negócios de seus alunos. A primeira turma entrou agora em 2014 e tem o curso tem duração de 2 anos e meio.

img_estudarmoda05

Mas, para quem busca uma “reciclagem” ou aperfeiçoamento em alguma das áreas da Moda, dá para investir em cursos profissionalizantes oferecidos por instituições como o SENAC ou pela OPA!. O SENAC (que possui três unidades em Fortaleza) tem diversas opções, como cursos de costura, desenho (tanto a mão, quanto no programa CorelDraw), modelista e fotografia. Já a OPA! Escola de Design se volta mais para essa área de imagem, com cursos de fotografia e Photoshop.

Mas uma coisa é certa: ninguém precisa chegar sabendo nada. Professores e os próprios alunos garantem que o curso de graduação em Moda dá conta de ensinar, mesmo quem não tem a menor base, a desenhar, a costurar e a aprender as bases teóricas do universo fashion. Só tem que ter dedicação.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter