O Questionário Proust é uma série de perguntas pessoais interessantes, substanciais e até divertidas que abordam os gostos, sonhos, vontades e filosofias de vida de quem o responde! O questionário ficou conhecido assim no mundo inteiro, após ter sido respondido pelo grande escritor Marcel Proust, em dois momentos diferentes de sua vida!
Para a primeira edição do Questionário Proust, convidamos o empresário Beto Studart. Beto começou no mundo dos negócios aos 22 anos, e hoje tem consolidada uma carreira cheia de sucesso e empreendedorismo. Consciente de sua responsabilidade social, criou e preside a Fundação Beto Studart, entidade fundada em 2004 para apoiar crianças e adolescentes no desenvolvimento de seus talentos na educação e nas artes, hoje instalada em Fortaleza. Confira as respostas de Beto e conheça melhor a personalidade de um dos maiores homens de negócios do estado do Ceará!
1. Qual é sua maior qualidade?
Falar de minhas próprias qualidades, considero um pouco difícil, pois, não estou do lado de quem observa. No entanto, creio que sou uma pessoa extremamente corajosa, disposta a enfrentar a grandes dificuldades que a vida nos impõe, como também me vejo como uma pessoa muito grata a tudo que me foi feito, nem que represente apenas um pequeno gesto.
2. A característica mais importante em um homem?
Seria muito petulante se repetisse as minhas virtudes acima, mas vejo o caráter, a ética e o respeito as pessoas, as grandes virtudes que deveremos apreciar.
3. E em uma mulher?
A mulher é a mola mestra do mundo e nós homens vivemos subordinados a elas. Suas melhores virtudes são, a lealdade e a amizade que ela dedica a seu companheiro.
4. O que você mais aprecia nos seus amigos?
A amizade é um sentimento que deveremos demonstrar sempre. Assim, o que mais aprecio nos meus amigos é a dedicação e disponibilidade, coisas que também gosto de exercitar muito.
5. Sua atividade favorita é…
O que seria de nós se não tivéssemos o trabalho como a grande referencia? Não seriamos absolutamente nada e seriamos um qualquer, que não enxerga sua verdadeira importância como cidadão. Assim, trabalhar é atividade que mais me fascina e que me dá a sensação que sou gente e que sirvo para construir um mundo mais digno.
6. Qual é sua idéia de felicidade?
É difícil a felicidade em sua plenitude. Existem muitas coisas que nos afastam deste rumo, embora me sinta muito perto dela. Mas, felicidade é dormir em paz com seus travesseiros e a convicção que tudo foi feito dentro de suas possibilidades.
7. E o que seria a maior das tragédias?
Como pai, a maior tragédia que poderia me ocorrer seria a perda de um filho. Seria insuportável e não sei como reagiria.
8. Quem você gostaria de ser, se não fosse você mesmo?
Meu pai, Carlos Alberto Studart, médico dedicado e que deixou uma grande história de cidadania e de serviço ao próximo. Foi meu grande ídolo e minha grande referencia.
9. Onde gostaria de viver?
Gosto de viver em minha Fortaleza, no entanto, tenho a convicção que não viveria sem meus amigos, sem meus filhos. Tendo estas duas coisas e uma forma de trabalhar, creio que viveria em qualquer lugar, embora não domine vários idiomas.
10. Qual é a sua cor favorita?
O azul preferencialmente e, mas cada cor tem sua beleza. O importante é encontrarmos a harmonia. É uma questão de dia e hora.
11. Uma flor?
A Rosa é uma flor lindíssima, mas o que aprecio mesmo é um belo buque de flores coloridas.
12. Um pássaro?
Aprecio todos os pássaros, desde que eles estejam convivendo diretamente com a natureza. Vale a pena observar uma sabiá e um corrupião cantando no começo e final de dia.
13. Seus autores preferidos?
Gosto muito de ler biografias de pessoas que tenham deixado um grande legado. Aqui no Brasil, gosto muito do Augusto Cury. O considero inteligentíssimo.
14. E os poetas de que mais gosta?
Fernando Pessoa, acho que é imbatível, pois tem sempre pensamentos perfeitos em relação a vida e ao amor.
15. Quem são seus heróis de ficção?
Não tenho heróis de ficção.
16. E as heroínas?
Também não tenho.
17. Seu compositor favorito é…
O Brasil é um grande celeiro de gênios compositores. Vinicius de Moraes, é meu predileto, mas não posso esquecer os gênios do passado como Lupicínio Rodrigues, Jamelão e Evaldo Gouveia.
18. E os artistas que você mais admira/gosta?
Falando em pintura, destacaria apenas quatro cearenses: Aldemir Martins, Ascal, Mino e Mano Alencar.
19. Quem são suas heroínas na vida real?
Pode ate parecer uma puxação de saco, mas considero a minha mulher a maior heroína. Amiga, companheira e que sempre me entendeu profundamente. Heroínas, são todas aquelas que representam a bondade, aquelas que dedicam suas vidas a fazer o bem ao próximo. Neste caso enxergo a Irmã Inês de Barros Lima, que desenvolve um trabalho belíssimo no Dispensário dos Pobres.
20. E quem são seus heróis?
Como referi acima, o meu pai tornou-se meu herói por tudo que ele realizou. Por ser um padrão de homem Reto, Médico Exemplar, Extremamente correto, que dedicou a sua vida a medicina e família.
21. Qual é sua palavra favorita?
Entusiasmo, pois representa muita coisa para mim e para todos.
22. O que você mais detesta?
Tenho horror a preguiça e a mentira. A primeira porque não constrói nada de positivo e a segunda, por mutilar a verdade dos fatos, que pode ser extremamente danosa as pessoas inocentes.
23. Quais são os personagens históricos que você mais despreza?
Acredito que o Hitler, foi a personagem que mais mal fez a humanidade. Nunca pode ser esquecido, mas pode ser desprezado, pelo mal que cometeu a tantas famílias Judias, exterminando-as.
24. Quais os dons da Natureza que você gostaria de possuir?
Deus sabe o que faz e não me ofereceu nenhum talento especial. Se eu tocasse piano e soubesse interpretar uma boa musica, estaria perdido pelas noites. Estes são os dons que gostaria de ter.
25. Como você gostaria de morrer?
Com a sensação do dever cumprido e com a família bem organizada, como me parece estar acontecendo.
24. Qual é o seu atual estado de espírito?
Estou vivendo um momento muito especial de minha vida, em um ritmo de geração de idéias que me torna um homem de bem com a vida, no melhor sentido da palavra.
26. Que defeito é mais fácil perdoar?
Qualquer um que não seja repedido freqüentemente. Se cometeu algum equivoco que tenha a humildade de manifestar o arrependimento.
27. Qual é o lema da sua vida?
Trabalhar e colaborar para o crescimento das pessoas.