Em 1955, a Livraria Feira do Livro começou no Ceará. Primeiro de porta em porta, depois como banca de revista e, enfim, com sede própria na Rua Floriano Peixoto com Liberato Barroso. A década de 1960, no entanto, não foi nem um pouco fácil para aqueles que administravam a livraria. Como a ditadura militar foi implantada em 1964, não durou muito para que a Feira do Livro começasse a ser importunada pelo regime. Mesmo assim ela resistiu e, em 1976, lançou a revista O Saco que, diferente de todas as outras que foram publicadas no Brasil e no Ceará vinha, de fato, dentro de um saco.
A revista teve tiragem nacional e em uma terra onde as publicações literárias mal chegam ao terceiro número. O Saco chegou ao oitavo com uma tiragem de 20 mil exemplares. Em 1996, tudo muda novamente. Como havia uma política comercial do livro muito concentrada nas mãos das editoras, a livraria abandonou o centro de Fortaleza e foi para o Montese. As filiais que havia aberto no interior do Estado e a que mantinha em Mossoró, Rio Grande do Norte, foram fechadas. Atualmente, ocupa o espaço de 75 metros quadrados, no quintal de uma família e em baixo de um pé de jambo. É ali que a livraria resiste, até hoje, e que continua com seus projetos.
O último deles é o “Quintal Literário” que tirou o segundo lugar no Edital Procultura de Projetos Culturais para Pequenas e Médias Livrarias do Ministério da Cultura. Com o objetivo de se tornar um polo de referência cultural no bairro onde se localiza, o Montese, a livraria se aliou a instituições de educação pública e privada do bairro para difundir o livro e a leitura. No mês de junho, o “Quintal Literário” homenageia um dos grandes nomes da literatura brasileira e nordestina, Rachel de Queiroz, com o lançamento, no dia 13 de junho, quinta-feira, às 19 horas, do livro “Rachel de Queiroz: a Dama do Romance” do poeta Rouxinol do Rinaré.
Serviço:
Lançamento: “Rachel de Queiroz – A Dama do Romance”
Autor: Rouxinol do Rinaré.
Data: 13 de junho (quinta-feira), 19 horas.
Local: Livraria Feira do Livro – rua Benjamin Carneiro Girão, 87 – Montese.
Telefone: (85) 3491-7868.
Com informações da assessoria
Fotos: Reprodução