Sebrae lança primeiro edital com seleção de bolsistas para atuar em inovação rural
23 de setembro de 2021
Amor quente – dicas para acender a chama da relação
23 de setembro de 2021

Artrose – Guia completo da doença

Em tempos de alta da vida fitness e de atividades como o crossfit, fica cada vez mais comum os casos de problemas nas articulações como a artrose. Nesse sentido, o Pátio Hype preparou essa matéria como tudo que você precisa saber sobre a doença. Confere aí!

Em primeiro lugar, você sabe o que é artrose? Considerada a doença do século pela Organização Mundial de Saúde, ela é considerada a causa primária de restrição e qualidade de vida da população acima de 50 anos.

Ainda assim, estima-se que cerca de 75% das pessoas acima de 65 anos já apresentam quadros da doença em uma ou mais articulações. Por isso, é tão importante falar sobre esse problema.

1 – O que é artrose?

Antes de mais nada, a artrose, também conhecida como osteoartrite, é uma doença que acomete as articulações causando, principalmente, o desgaste da cartilagem que engloba as extremidades dos ossos. Além disso, a patologia também interfere nos ligamentos, na membrana sinovial, no líquido sinovial e nos demais componentes articulares.

Esse comprometimento pode causar dor, inchaço e limitação funcional e o problema normalmente afeta as articulações das mãos, da coluna, quadris e joelhos. Não existe cura! Mas, os tratamentos atrasam a progressão da doença, aliviam a dor e melhoram bastante a função articular.

2 – Quem sofre com essa doença?

artrose

Como já foi dito, a doença ataca pessoas acima de 50 anos e na grande maioria das vezes atletas entre 35 e 45 anos, dando evidência para quadris, joelhos e tornozelos. No Brasil, são 15 milhões de pessoas afetadas pela artrose.

Ainda assim, dessa parcela ativa, estudos indicam que de 60 a 90% apresentam dor intensa, 65% demonstram dificuldade na mobilidade e perfomance esportiva e de 20% a 37% referem tratar-se de ansiedade e depressão.

artrose

3 – Quais os fatores de risco?

Existem aluns fatores que aumentam o risco de surgimento da osteoartrite. Dentr eles podemos citar:

  • Sexo: Mulheres são mais propensas a desenvolver a artrose;
  • Idade: O risco da doença aumenta com o passar do tempo;
  • Deformidades ósseas;
  • Lesões nas articulações;
  • Obesidade;
  • Outras doenças como diabetes, hipotireoidismo, gota ou doença de Paget.
artrose

4 – Quais os sintomas da artrose

O sintoma mais comum da artrose é a dor nas articulação afetada. Geralmente, a dor articular piora com o fim do dia. Além disso, inchaço, calor, rangidos e limitações dos movimentos nas articulações afetadas também são sintomas comuns. Assim como a rigidez articular que pode ocorrer após longos períodos de inatividade.

5 – Dicas para cuidar da artrose

Movimente-se

Nada de movimentos para forçar a articulação afetada não é? Errado! Lembre-se que o sedentarismo é o principal culpado pelo desequilíbrio e fraqueza muscular com repercussões articulares. O essencial aqui é saber seus limites para não piorar o problema.

Nada de exagerar nos treinos, combinado?

Visite o médico

Sabia que existem mais de 50 tipos de terapias para a artrose? É importante fazer um acompanhamento regular junto ao seu ortopedista para fazer um diagnóstico correto e adequar o tratamento ideal para o seu caso.

Cuidados com o calçado

Por fim, é importante escolher bem o calçado. Tênis confortáveis e com bom amortecedor ao “toque do calcanhar” ajudam a tirar a pressão da articulação do joelho, através da promoção de alinhamento do membro adequado e melhoria do equilíbrio.

E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e comenta aqui embaixo qual dica mais chamou sua atenção. Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa. Até a próxima!

Fotos: reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *