Que tal se inspirar com crianças dando dicas de atividades e de brincadeiras que podem ser realizadas dentro de casa? A Prefeitura de Fortaleza lança, em parceria com o Laboratório de Pesquisas da Relação Infância, Juventude e Mídia (LabGrim) da Universidade Federal do Ceará, a campanha Dica de Criança.
A proposta da campanha é a gravação e envio de vídeos, em que as crianças protagonizam falas com sugestões ou mostram ações e atividades que podem ser realizadas por outras crianças, diante do atual contexto de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.
Os conteúdos serão postados no canal especial da Prefeitura de Fortaleza (coronavirus.fortaleza.ce.gov.br) para o enfrentamento ao Coronavírus e nos canais da Secretaria Municipal de Saúde (youtube.com/smsfortalezaoficial) e redes do LabGrim.
“A campanha é um convite para que pais e responsáveis enviem vídeos das suas crianças dando sugestões de atividades. Isso, além oferecer novas ideias e possibilidade e gerar interação entre os pequenos, ainda colabora para a construção de um lugar de brincadeira e de alegria para a criança e não só lugar da produção e do consumo”, explica Inês Vitorino, professora da UFC e uma das coordenadoras do LabGrim.
A ação já havia sido realizada em 2017, em parceria com a Rede Cuca da Prefeitura de Fortaleza, durante o mês de outubro, com a produção de 18 vídeos. Agora, a campanha retoma com o foco direcionado para atividades que podem ser realizadas, exclusivamente, dentro de casa. Para Sulyanne Montezuma, jornalista e assessora de Comunicação da Prefeitura, que enviou um vídeo do seu filho Lucca, de 3 anos, “a ideia do quadro vai transmitir leveza a quem assiste, com as crianças dando dicas importantes de forma lúdica”.
Como parceiras da ação estão também a Sociedade Cearense de Pediatria e a Rede Interinstitucional de Ações Coletivas de Universidades do Brasil e da América Latina (ria40tena), que é uma rede para pensar ações coletivas e projetos que atuem junto ao enfrentamento ao Coronavírus.
Para participar:
Os vídeos devem ser gravados e enviados pelos pais ou responsáveis, que autorizarão também o uso de imagem das crianças. Os pais e responsáveis interessados em participar da ação, devem entrar em contato para mais informações, orientações técnicas de como gravar e autorizar o vídeo, por meio dos contatos:
E-mail: labgrim.ufc@gmail.com
Whatsapp: (85) 98401.3119
link: https://bit.ly/2RJShIg