Os animais de estimação passaram não apenas a fazer parte das famílias, mas também a serem tratados com o mesmo amor com que se trata um ente muito querido. E você não vai dar qualquer coisa para quem você ama comer, não é mesmo? Afinal, se nossos nutricionistas sempre lembram a importância de nos alimentarmos de forma natural e evitar o consumo de produtos industrializados, por que não levarmos estas recomendações a sério também na hora de alimentar os nossos bichinhos?
A alimentação do seu pet está diretamente ligada à saúde e à qualidade de vida dele. Portanto, a dica é investir em alimentos naturais, mas se você ainda tem dúvidas sobre o assunto o No Pátio lista alguns motivos pelos quais você deveria optar sempre pela alimentação natural para o seu pet.
→ Maior palatabilidade
De acordo com muitos veterinários, entre as principais razões para oferecer uma alimentação natural para o seu pet está a utilização de ingredientes nobres e de primeira qualidade, como carnes, vegetais e frutas frescas, que resultam na união ideal do alto valor nutricional e também de muito sabor. Além disso, uma alimentação 100% natural estimula o apetite de animais com paladar exigente e sua consistência facilita a mastigação dos debilitados.
→ Deixa o pelo lindo, macio e brilhante
Isso graças aos ácidos graxos ômegas 3 e 6, que auxiliam na saúde da pele e no brilho e maciez dos pelos.
→ Redução de alergias
Você deve ficar atento se alimentação natural para o seu pet é livre de grãos, porque isso ajuda a diminuir a possibilidade de alergias pelo glúten, além de ser livre de aditivos químicos. Segundo os veterinários, alguns animais podem aparentar ter alergia a algum tipo de proteína, porém, em muitos casos pode ser que ele seja alérgico, na realidade, aos aditivos químicos (conservantes, corantes) ou resíduos agropecuários presentes na ração que ele consome, e não especificamente à proteína daquela dieta. Por isso, muitos animais com suspeita de ser alérgico não apresentam sintoma algum quando consomem uma alimentação natural.
Algumas pesquisas mostram que a maioria dos criadores que optou por esse tipo de alimentação relata uma série de melhorias, que vão desde a prevenção do mau hálito, até a diminuição da queda de pelo, sem esquecer da redução no volume e no odor das fezes dos animais – sinal de que o organismo está absorvendo melhor os alimentos. Além disso, é claro que os bichinhos aprovam a escolha, muito mais saborosa do que um prato sem graça de ração.
Fotos: Reprodução.