Um assunto delicado e polêmico será alvo de uma audiência pública na tarde desta sexta-feira (31). O aumento das tarifas do transporte intermunicipal que circula entre as cidades de Pacatuba, Guaiúba e Acarape, na Região Metropolitana de Fortaleza, e a capital cearense será discutido às 14h30.
A audiência será promovida pela Comissão de Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa. O evento atende a requerimento dos deputados Leonardo Araújo (PMDB) e Odilon Aguiar (PMB) e será no Complexo de Comissões Técnicas.
De acordo com os deputados da casa, “a população foi surpreendida, nos primeiros meses do ano, pelo aumento exorbitante no preço da passagem de ônibus, que alcançou 12,30% de reajuste, valor que corresponde a mais do que o dobro do que aumentou o salário mínimo”.
Os municípios que tiveram suas tarifas de transporte intermunicipal reajustadas foram Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Eusébio, Aquiraz, Pacatuba, Guaiúba, Itaitinga, Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Acarape, Redenção e São Gonçalo do Amarante. As tarifas variam de acordo com os chamados anéis tarifários, que medem a distância de uma cidade para outra.
Foram convidados para a audiência pública representantes da empresa Fretcar – uma das principais empresas do segmento no Estado; do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran); da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Ceará (Arce); do Ministério Público do Ceará (MP-CE); do Procon Ceará e das Câmaras Municipais das cidades de Acarape, Guaiúba e Pacatuba.
Fotos: Reprodução