Reaproveite o banquinho velho e dê um charme a mais na decoração

Comportamento|Decoração|Faça você mesmo

Quase todo mundo tem um banquinho velho em casa, encostado num canto qualquer e que só serve para quebrar um galho de vez em quando. Mas esse objeto menosprezado, que provavelmente você esconde quando vai alguém te visitar, está só esperando boas ideias para ser reintegrado à decoração do seu lar, doce lar.

Com uma boa mão de tinta, adesivos, estofados, tecidos e pequenos restauros nessa peça, o velho banquinho vai trazer um charme e dar um up na decoração com pontos de cor espalhados pela casa. Ele pode servir para acomodar os convidados, como apoio para livros, controle remoto e outros objetos ou o que mais a sua criatividade permitir. Então, antes que você se desfaça do triste banquinho, ou pense em comprar um novo, aposte na reforma dele. Confira algumas dicas criativas e sustentáveis que o No Pátio separou.

Banquinho velho 7

Banquinho com tecido

Você irá precisar de:

– Um pedaço de tecido de sua escolha;

– 1 banquinho velho de madeira;

–  Grampeador;

– Martelo e pregos;

– Pincel;

– Tinta e uma fita para dar o acabamento.

Passo a passo:

Retire o assento e pinte o restante do banquinho. Aplique duas mãos da cor escolhida em toda a peça, para que a pintura fique bem uniforme. Em seguida corte o tecido usando o assento como base. É necessário que o pedaço a ser cortado esteja com uma folga, para que possa ser grampeado. Depois vá grampeado e junte o assento no restante do banco com a ajuda de um martelo e pregos.

Banquinho velho 4

Banquinho com corda

Você irá precisar de:

– Tesoura comum;

– 1 banquinho velho de madeira;

– Pregos bem pequenos;

– Martelo;

– Corda com o modelo, o estilo, a cor e a espessura de sua preferência.

Passo a passo:

Comece separando todos os materiais que você vai utilizar em seu artesanato. Depois retire o assento velho de seu banquinho de madeira. E então pregue a ponta da corda escolhida em uma das laterais internas do seu banquinho de madeira, com pregos e o auxílio do martelo. Comece a revestir a parte do assento de seu banquinho velho, dando voltas com a corda ao redor da parte do assento e deixando uma distância simétrica entre uma volta e outra, para você trançar a corda posteriormente.

Banquinho velho 5

Em seguida, quando chegar ao final da parte do assento do seu banquinho, passe a corda para o lado e comece a trançar a corda, passando por cima e por baixo de duas cordas das voltas anteriores. Siga trançando a sua corda, até chegar ao final do assento. E para fazer um bom acabamento, passe a ponta da corda na lateral, por baixo de várias voltas de corda feitas anteriormente. Logo após, para finalizar a sua personalização de banco, basta pregar a ponta da corda com pregos e o auxílio do martelo, como você fez no início do trabalho. E está pronto!

Banquinho velho 8

Banquinho de colagem

Você irá precisar de:

– Recortes de temas variados;

– Cola branca;

– Verniz Acrílico Fosco – FC 12;

– Tesoura;

– Pincel;

– Plástico fino;

– Pote com água para diluir a cola;

– Estilete;

– Tintas Coloridas – Esmalte à base de água;

– Estopa.

Passo a passo:

Depois que você selecionar as imagens, cole-as com cola diluída em bem pouca água. Para cada imagem escolhida, uma aplicação de cola + água no local desejado. Não aplique a cola no tampo todo, pois ela seca rapidamente. Aplique a cola + água com o pincel. Para a colagem, é necessário que você escolha o local onde será aplicado o recorte, e comece por uma das bordas. Você cola esta borda e segura a outra extremidade com uma mão.

Em seguida, vai colando a imagem com a outra mão, bem devagar e sempre com com o plástico em cima da imagem. Assim, não há perigo de rasgar o papel, nem de que se formem bolhas de ar, porque você cola e ao mesmo tempo aperta a imagem com o plástico. Algumas bolhas podem eventualmente aparecer. Neste caso, pressione-as DELICADAMENTE, e elas desaparecerão.

Para finalizar o trabalho, aplique, com a estopa, duas mãos de verniz acrílico fosco no tampo. O verniz protege e é necessário, pois as folhas são bem sensíveis. Depois pinte as pernas do banquinho e ele está pronto.

Banquinho velho 2

Banquinho com tinta e fita adesiva

Você irá precisar de:

– 1 banquinho velho;

– Fita adesiva;

– Tesoura comum;

– Pincel comum;

– Pincel chanfrado;

– Tintas acrílicas com as cores de sua preferência;

– Jornal velho, papel velho, papelão ou plástico, para forrar o local onde você vai trabalhar com a sua peça.

Passo a passo:

Escolha a cor de tinta que você quer aplicar em todo o seu banquinho. Depois forre o local onde você vai trabalhar com a sua peça, com jornal velho, papel velho, papelão ou plástico. Pinte o seu banquinho. Se você quiser uma cor mais forte e intensa, aplique duas ou até mesmo três camadas de tinta, porém sempre deixando a tinta secar muito bem entre uma camada e outra. Deixe a tinta secar muito bem antes de manusear novamente a sua peça e continuar com a confecção de seu trabalho.

Logo após, posicione pedaços de fita adesiva no assento do seu banquinho, criando formatos que você deseja para os detalhes da sua pintura. Agora, com o auxílio do pincel chanfrado, escolha outra cor de tinta e comece a fazer traços por toda a parte exposta do assento do seu banquinho. Se você quiser, mescle cores diferentes nesta etapa. Em seguida, continue fazendo os traços, ou outros motivos, no assento do seu banquinho. Logo após, para finalizar a sua personalização, faça traços também as pernas de seu banco. Deixe secar. Retire os pedaços de fita adesiva. E está pronto!

Banquinho velho 6

Viu como é simples tornar o banquinho velho em um elemento chave para encher qualquer ambiente com muito charme e estilo? Agora pense bem antes de jogar objetos antigos no lixo, pois eles podem virar peças novas depois de uma bela reciclagem, como mostramos com esses banquinhos que podem servir de criado mudo, “mesa” para o telefone e abajur, pode ajudar a acomodar os copos e quitutes de seus convidados, acomodar vasos e mais uma infinidade de coisas que não se limitam em sentar sobre ele e pensar sobre os anos de abandono em que o coitado foi submetido.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter