Oitava edição da Feira Massa terá oficinas ministradas pelo Sebrae
19 de junho de 2017
Edital Cultura Infância: Divulgado resultado final
20 de junho de 2017

Chegou a segunda-feira (19) e com ela é dia de receitinha light e prática por aqui, afinal é sempre bom ter um começo de semana mais leve, não é mesmo? Porém, não é porque o prato é saudável que precisa ser sem graça ou ruim e nossa receita do dia é tudo menos sem graça! Vamos te ensinar o passo a passo completo para fazer em casa uma salada super diferente e deliciosa: salada de salmão grelhado!

O salmão é a proteína perfeita para um jantar saudável, pois é uma fonte considerável de potássio, que ajuda a regular o equilíbrio hídrico do organismo, prevenindo assim a hipertensão arterial. Já o mamão da nossa saladinha de hoje é uma boa fonte de vitamina A, na forma de betacaroteno, que ajuda a manter a boa visão. A combinação dos ingredientes tem um resultado de explosão de sabores na boca. Vamos conferir?

Ingredientes:

  • 8 vagens de cardamomo, amassadas
  • 1 colher (chá) de sementes de cominho
  • Raspas finas e suco de 1 limão siciliano
  • Suco de 1 laranja grande
  • 1 colher (sopa) de molho de soja light
  • 1 colher (sopa) de mel claro
  • 4 pedaços de filé de salmão sem pele, cerca de 115 g cada
  • 150 g de folhas diversas para salada, como alface, rúcula, agrião e radichio
  • 1 manga, descascada e cortada em cubos de 1 cm
  • 1 mamão-papaia, descascado, sem sementes e cortado em cubos de 1 cm
  • 1 laranja, descascada e separada em gomos
  • Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo:

  1. Aqueça uma frigideira pequena. Raspe as sementes das vagens de cardamomo e coloque-as na frigideira quente com as sementes de cominho. Torre-as por alguns segundos até liberarem o aroma e transfira-as para um prato raso não-metálico.
  2. Acrescente o suco e as raspas do limão siciliano, o suco de laranja, o molho de soja e o mel às sementes e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Disponha nesse prato os pedaços de filé de salmão. Vire-os para cobrir os dois lados com o tempero. Cubra e deixe marinar por cerca de 30 minutos.
  3. Preaqueça a grelha em fogo alto. Retire o salmão da marinada, coloque-o na grelha e cozinhe por 4 a 5 minutos de um lado apenas; os filés de salmão ainda devem estar um pouco translúcidos no centro. Enquanto isso, coloque a marinada numa panela pequena e espere levantar a fervura. Como alternativa à grelha, asse o salmão no forno bem quente por 7-10 minutos.
  4. Arrume as folhas para salada no centro de 4 pratos. Espalhe os cubos de manga e papaia e os gomos de laranja em volta da salada. Coloque o salmão cozido por cima da salada e, com uma colher, espalhe a marinada já quente. Sirva logo.

Dica Hype: O sabor forte do salmão é perfeitamente equilibrado pela suave acidez da laranja e pela doçura da manga e do mamão. Para dar ainda mais sabor a receita, você pode servir a salada com uma porção de arroz integral salteado com azeite de oliva ou uma fatia de pão francês integral. Fica delicioso!

 

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *