O fim de semana será de muita poesia popular aqui em Fortaleza! No próximo domingo (18), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe mais uma edição do Cordel com a Corda Toda. Realizado há mais de dois anos, o projeto apresenta dois veteranos da Literatura de Cordel em nosso Estado: Klévisson Viana e Paulo de Tarso. Os poetas, além de consagrados cordelistas, são habilidosos declamadores, seguidores das escolas dos mestres Catulo da Paixão Cearense, Zé da Luz, Chico Pedrosa, Alberto Porfírio, Patativa do Assaré e outros.
Criado pelo cordelista e ilustrador Klévisson Viana, com a realização da AESTROFE – Associação de Escritores Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará em parceria com o Dragão do Mar, o Cordel com a Corda Toda já apresentou muitos dos melhores poetas cordelistas, declamadores, cantadores repentistas e músicos tradicionais daqui e de muitos outros estados. A inciativa leva, portanto, muita cultura à população, além da oportunidade de adquirir os belos folhetos ilustrados com o processo de xilogravura.
Literatura de Cordel
De custo baixo, a literatura de cordel é uma espécie de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos ilustrados em xilogravura. Chegou ao Brasil no século XVIII, através dos portugueses e, aos poucos, foi se tornando cada vez mais popular.Em meio a ficção, essa literatura resgata-se dados sobre vestimentas, crenças, comportamentos, objetos, linguagem, arquitetura etc. Por esse motivo, muitos historiadores e antropólogos estudam este tipo de manifestação artística com o objetivo de buscarem informações preciosas sobre a cultura e a história. Atualmente, essa arte está sendo reconhecida pelo IPHAN como patrimônio imaterial, como prova da sua importância na cultura brasileira, principalmente nordestina.
Serviço:
Recital e Feira Cordel com a Corda Toda
Dia 18 de setembro, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho
Centro Dragão do Mar, Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema
Evento gratuito.
Fotos: Reprodução