Marcando o início do 2º semestre letivo, os estudantes da Rede Municipal de Ensino retornam às salas de aula a partir desta quinta-feira (1). Junto com os alunos, professores e demais profissionais da educação também retomam suas atividades nas mais de 600 unidades de ensino, que abrangem Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O semestre inicia com a implementação do novo currículo, lançado em junho deste ano, em nove livros que formam o Documento Curricular Referencial de Fortaleza (DCRFor). Elaborado pela Secretaria Municipal da Educação (SME) em parceria com o Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE), o documento tem o propósito de promover uma educação eficaz, alinhada com os objetivos pedagógicos e sociais da Rede de Ensino.
O material foi construído com base nos documentos que já são norteadores da Educação, nos âmbitos municipal, estadual e federal. O trabalho, que iniciou em agosto de 2023, teve a participação de profissionais do município, especialistas da FGV e comunidade escolar. O corpo técnico da Rede Municipal passará por formação entre os meses de agosto e novembro.
Além da implementação do DCRFor, agosto terá diversas atividades referentes ao mês que celebra o Dia do Estudante (11). A agenda do mês terá ainda alusão ao Dia da Primeira Infância (24).
Fotos: Reprodução / Fonte: Educação de Fortaleza