Redesimples: Sistema que beneficiará empreendedores cearenses será discutido hoje

Acontece|Atualidades|Sebrae/CE

Um sistema que integra União, estados e municípios promete facilitar a vida dos novos empreendedores cearenses. Trata-se da Redesimples, plataforma que visa desburocratizar a abertura e o fechamento de empresas, beneficiando a vida de muitos empresários. Para discutir a implantação do sistema aqui no Ceará, o Sebrae, Junta Comercial e Secretaria das Cidades reúnem gestores de 20 municípios do estado, na tarde de hoje, no auditório do Sebrae.

De acordo com o superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo a ideia é sensibilizar os agentes públicos municipais sobre a importância da desburocratização dos processos de abertura e fechamento de empresas. “Estudos realizados demonstram que a burocracia excessiva, o dispêndio significativo de tempo e a duplicidade de documentos exigidos figuram como grandes entraves para a formalização de empresas no Brasil”.

Para o articulador da unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Elgma Araújo, a integração destes municípios à Redesimples possibilitará a redução do tempo para registro e legalização de empresas, a redução da informalidade e contribuirá para a melhoria do ambiente de negócios nas cidades, possibilitando ganhos para os empreendedores, o setor público e toda a sociedade.

Redesimples 2

Segundo ele, durante o encontro desta segunda-feira serão apresentados aos gestores municipais todas etapas e procedimentos necessários para a integração dos municípios à Redesimples. “Estamos com a implantação da Redesimples avançada em Fortaleza e agora o nosso desafio é levar esta integração de processos também para os municípios do interior do estado”.

O objetivo do sistema é justamente ajudar a simplificar o processo de abertura e fechamento de empresas no Ceará, por meio da integração dos órgãos de registro e licenciamento e a padronização dos processos. Medida que será ótima para o estado, já que ao proporcionar essa ferramenta aos empreendedores, consequentemente, a inserção dos profissionais no amplo mercado de trabalho das MPEs será alavancada, não é mesmo?

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter