Muitas pessoas que sonham em estudar fora do País podem pensar que não há mais oportunidades abertas neste período do ano. Afinal, a maior parte das turmas com início em setembro já estão fechadas e quem já garantiu sua aprovação está preparando as malas para embarcar nesta experiência internacional.
Porém, para os desesperançosos, o No Pátio traz uma ótima notícia: Ainda há o famoso programa de bolsas de estudo Chevening, do governo do Reino Unido. Voltado para cursos de pós-graduação (mestrado ou MBA) com duração de um ano, o programa contempla mais de 160 países e está com inscrições abertas até o dia oito de novembro.
As bolsas de estudo contemplam as mais diversas áreas do conhecimento, em diferentes instituições do país. É possível conferir a lista de todos os cursos disponíveis aqui.
O valor do benefício é de 13 mil libras por ano, além de cobrir gastos com passagens aéreas de ida e volta e oferecer um auxílio mensal para despesas diversas. O início do programa está previsto para setembro de 2017.
Para participar, o candidato precisa ser cidadão de um dos países contemplados na iniciativa (o Brasil, claro, é um deles), ser graduado há até dez anos em um curso superior, ter o desejo de voltar ao seu país de origem após o término do curso, ter no mínimo dois anos de experiência profissional – o que inclui estágio remunerado e não-remunerado e programas de voluntariado, comprovar proficiência na língua inglesa e ter potencial de liderança.
Além disso, é necessário que o candidato se inscreva em até três cursos no Reino Unido e seja aceito em pelo menos um.
Após enviar a documentação exigida na inscrição, os candidatos serão selecionados para uma segunda etapa de avaliação, em que serão submetidos a uma entrevista presencial, realizada na embaixada ou consulado britânico da sua região.
Para se inscrever no programa de bolsas de estudo Chevening e entender o passo a passo, acesse a página do processo de candidatura.
Fotos: Reprodução.