Reitor da UFC propõe percentual mínimo para início da Lei de Cotas

Acontece

Uma reunião no próximo dia 30 deve definir o percentual da reserva de vagas para a Lei de Cotas na Universidade Federal do Ceará (UFC). Na ocasião, a reitoria da universidade deve apresentar ao Conselho Universitário da instituição (Consuni), a proposta de reserva de 12,5% das vagas, quantidade mínima exigida para esse início em que a lei começa a vigorar.

Sancionada no último dia 29 de agosto pela presidenta Dilma Rousseff, a Lei de Cotas prevê que, até 2016, 50% das vagas nas instituições federais de ensino sejam destinadas aos estudantes de baixa renda e aos que se declaram negros, pardos ou indígenas. As universidades podem adotar gradualmente a reserva de vagas. Para o primeiro vestibular o percentual mínimo previsto, é de 12,5%.

“Vejo como o mais razoável no momento. Precisamos de uma leitura do cenário. O assunto é novidade para nós. Quero que o processo aconteça sem prejudicar, principalmente, a assistência estudantil que já temos planejado no orçamento de 2013”, explicou o reitor da UFC, Jesualdo Farias.

“O que o governo pretende com a lei que foi aprovada pelo Congresso Nacional é que, nos próximos quatro anos, metade das vagas de todos os cursos de todas as universidades federais estejam asseguradas para alunos das escolas públicas. O que nós pretendemos é dar oportunidade para esses jovens, dar estímulo para que eles estudem cada vez mais, é que a gente melhore a qualidade do ensino médio”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em coletiva concedida ontem (15) à imprensa para explicar a regulamentação da lei.

 

Foto: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter