Atendimento de qualidade, comida típica deliciosa e um sistema hibrido de produção de energia
A Casa Gastronômica Expresso 500, bem que poderia ser mais um restaurante que resgata a culinária mineira oferecendo aos consumidores um atendimento personalizado e um ambiente mega acolhedor. Poderia, mas ela apresenta um diferencial e nesse caso é um diferencial sustentável.
O negócio de família que começou através da iniciativa de Bruno Guimarães, que viu na casa onde morava a oportunidade criar um empreendimento de família. Restaurante aberto e funcionando, o pai de Bruno resolveu resgatar os valores sustentáveis da família e evitar desperdícios, como utilizar água limpa para lavar a calçada. É aí que começa uma serie de ações para que o restaurante fosse fundamentado nos princípios da sustentabilidade.
A primeira atitude foi a captação de água, foi criado um sistema para tratamento e armazenagem de 20 litros de água, que passou a ser utilizado em bacias sanitárias, lavanderia e lavagem de áreas comuns. Além de ser utilizada para amenizar o clima do restaurante em dias quentes. A segunda alternativa foi a utilização de energia solar, depois de 2 anos da inauguração foram instaladas quatro placas fotovoltaicas, com um total de 540W de potência. Em seguida foi instalada uma turbina eólica no local, gerando 160W de energia.
Hoje, o restaurante é abastecido durante seis horas do dia pelas alternativas instaladas pela família. Mas não se engane que essas são as únicas medidas adotadas pelo restaurante, eles ainda praticam a coleta coletiva e compostagem, já que o húmus produzido na composteira é destinado à horta orgânica, que atualmente abastece 100% das ervas e flores comestíveis presentes no cardápio. Além disso, todos os produtos de limpeza utilizados são biodegradáveis.
As medida além de gerarem economia para o negócio ajuda o meio ambiente e economiza além de energia, água, evitando assim o desperdício de bens naturais.
Foto: Reprodução