Resumão SPFW – 8 tendências para aderir já!

Desfiles|Moda|Para Ficar de Olho|Tendências

A 43a edição do SPFW terminou na última sexta-feira (17), mas as tendências que passaram pelas passarelas prometem ecoar por um bom tempo na cabeça, no estilo e no closet de quem curte moda. Com uma temporada mais sequinha do que de costume, já que muitas marcas de peso ficaram de fora e os investimentos foram menores do que nas edições anteriores, muitas marcas participantes deram um jeitinho de “remodelar”suas coleções em busca de looks mais democráticos e mais acessíveis ao público geral. O resultado? Um mix de tendências e looks super usáveis com uma moda menos conceitual e mais comercial, com peças que podemos realmente curtir, investir e comprar!

Pra quem quer ficar por dentro de tudo o que rolou por lá, hoje compartilhamos um super guia com as 10 principais tendências saídas do SPFW e mais dicas espertas de como investir nas suas favoritas. Vamos conferir? 🙂

1- O novo Street Style!

Já faz algum tempo que as peças e looks com carinha de estilo de rua tem aparecido na passarela e nos looks de fashionistas pelo mundo e no SPFW não poderia ser diferente. Muitas marcas investiram pesado nesta tendência, apresentando um “Street Style” renovado, com uma pegada bastante hi-lo, ou seja, misturando peças super street, como as calças mais largadas, bonés e jeans, a peças mais estruturadas de alfaiataria.

Se você não é muito do hip hop, a dica é investir em detalhes que remetem a esta cultura, sem exagerar. Para o dia, os conjuntinhos ou jaquetas bomber em moleton dão o tom e para a noite, opte por calças mais largadinhas combinadas a saltos poderosos. Ah! Sabe aquele velho boné? É hora de tirá-lo do armário e colocá-lo pra jogo, pois a peça agora é fashion outra vez…

2- Veludo, sim!

Sim, vai ter veludo em muita coisa, de Leste a Oeste e de Norte a Sul! hahah! O material também vinha chegando de mansinho e foi destaque nas passarelas de Nova York e Milão e aqui no Brasil ele também deu rasante. Muitas  marcas fizeram propostas super diferentes para a tendência em macacões, com aspecto molhado, com um brilho extra, bem anos 80. Os vestidos poderosos totalmente em veludo ou com detalhes aveludados também chamaram atenção.

A dica é apostar na trend pra dar um toque mais elegante ao look street, como foi o caso de PatBo, que deixou a produção com pegada urbana muito mais elegante. Para quem mora em locais mais quentes, a ideia é utilizar toques de veludo no look ou até mesmo nos acessórios, como bolsas ou tênis aveludados!

3- Let it Shine…

Tudo indica que o brilho chegou mesmo para ficar e os looks e peças metalizados serão as grandes estrelas da temporada! Nos desfiles, muitas marcas investiram no brilho com uma pegada anos 70 e indo além dos acabamentos metalizados em vinil e lamê, por exemplo. Os veludos com fios metalizados, tricots metalizados e peças em lurex (nos desfiles da Lolitta e Gig Gouture) também apareceram bastante. A ideia principal aqui também foi trazer propostas de peças que, apesar do brilho, possuem um caimento mais casual, como nos conjuntinhos esportivos de veludo da PatBo, então podem ir sem problemas do dia para a noite, com algumas trocas de acessórios e truques de styling!

Uma forma muito legal de investir nos metalizados é misturas peças com acabamento em brilho a peças mais casuais, como t-shirts básicas em cores neutras, como branco e preto. Os acessórios metalizados, como bolsas e sapatos também estão com tudo e são a opção perfeita para quebrar a monotonia e dar um up em qualquer look!

Com tanta luz e cor na passarela, os brilhos diferentes definitivamente mostraram toda a sua versatilidade e prometem conquistar até mesmo as mais discretas…

4- Monocromia

Se os looks mais espalhafatosos e conceituais faltaram nos desfiles, uma tendência apareceu em quase todos e também promete ter chegado para ficar: os looks monocromáticos são tudo de bom! A monocromia, ou seja, looks inteiros de uma cor só, é uma tendência bastante democrática pois, dependendo da cor escolhida, fica bem em qualquer ocasião e em todos os biotipos!

A ideia principal é montar visuais utilizando um único bloco de cor, como mostrado dos desfiles das marcas da Uma e da TwoDenim, ou investir em looks  que trabalham com a proposta de tom sobre tom, a exemplo da Lilly Sarti, que utilizou tons diferentes da mesma cor no look, acessórios e até na maquiagem!

Já no styling ou para finalizar a produção, os acessóriospodem ser utilizados de formas diferentes: vale usar bolsa e sapatos na mesma cor do look ou em cores contrastantes, fugindo da monotonia e deixando a produção ainda mais atual.

5- Camisaria atualizada

A camisaria, que vem dando as caras há temporadas, apareceu revisitada nos desfiles da Animale, Osklen, TwoDenim e até na passarela de Lino Villaventura. A proposta é brincar com a boa e velha camisa, com desconstruções e amarrações diferentes, além de diferentes formas de usar, transformand-a em peças como saia e vestido. A maioria das marcas apostou em modelos de camisa na cor branca, mas os modelos listrados também continuam em alta. O grande destaque são para as mangas, que ganharam detalhes como recortes, babados e volumes incríveis. Pode apostar sem medo!

6- Vá de meias!

As meias, que por muito tempo foram sinônimo de caretice ou de itens associados muito mais ao guarda-roupa masculino, tem feito um grande retorno ao fashionismo.No SPFW, elas apareceram em versões descolados e de diversas formas. Uma delas foi com pegada inspirada nos uniformes escolares antiguinhos, dando ao look um ar retrô, sem deixar de ser descolado! Nesta temporada, a pedida são os modelos mais alongados, que vão até antes do joelho ou até a coxa.

As meia-calças também apareceram bastante, em modelos com fios metalizados ou detalhes bordados, como na TIG e Lolitta! Já no street style, as meias modelo “arrastão” foram as campeãs, em modelos mais curtinhos com sapatos masculinos, ou na versão longa, aparecendo por baixo dos jeans rasgados. Para investir na tendência, combine com saia ou short mais curtos e tênis claro ou ankle boots!

7- Cinquenta tons de vermelho

Se a aposta da Pantone para este ano foi o verde “greenery”, os estilistas do mundo todo parecem ter ido na contramão e nas passarelas pelo menos, a cor que mais se destaca é o vermelho! A cor combina perfeitamente com a tendência dos looks monocromáticos, ms também apareceu em conjuntinhos de moleton, combinada a acessórios pretos e brancos e até na maquiagem. Por ser uma cor viva, sensual e com vários tons para apostar, o vermelho promete ter chegado para ficar!

8- Supersize Me!

Seguindo a tendência mais largadinha e street do momento, o que não faltou na passarela do SPFW foram os looks Oversize, ou seja, modelagens mais amplas, que frequentemente parecem um ou dois números maiores! A Coca-Cola Clothing investiu forte nesta tendência em looks totalmente jeans, a Sissa apresentou a proposta de forma mais utilitária em tons terrosos e marcas como a LAB e a Osklen deram destaqe aos super maxi moletons e casacos.

A grande vantagem da tendência oversized é que consegue ficam bem em qualquer tipo de corpo. Contudo, para usar esta tendência devidamente apenas uma peça oversized deve ser usada num look. Misturar duas peças largas no mesmo conjunto pode nem sempre resultar da melhor maneira. A forma mais segura de usar o oversized e ter a certeza que não é demais é contrastar com peças justas e femininas.

 

O SPFW N43 pode ter sido mais curtinho, mas definitivamente deixou um gostinho de quero mais e muitas tendências incríveis pra seguir. Agora que você já conferiu um resumão, conta pra gente: Qual a sua tendência favorita para apostar em 2017? 😉

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter