Desde o século XIX que um conjunto tão diversificado de gravuras pertencente à coleção da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) não é mostrado ao público brasileiro! A partir de hoje, o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro recebe a exposição “Mestres da Gravura na Coleção da Fundação Biblioteca Nacional”. Quem estiver pela cidade carioca e cultivar interesse por obras raras, não pode deixar de conferir esta dica!
A exposição “Mestres da Gravura na Coleção da Fundação Biblioteca Nacional” fica exposta até 18 de setembro e traz 171 obras de 80 gravadores estrangeiros, do século XV ao XVIII, entre eles nomes como Rembrandt, Goya, Dürer e Piranesi! As técnicas predominantes são a xilogravura (prancha de madeira) e o talho-doce (prancha de metal).
Foi necessário restaurar 27 gravuras fundamentais para este panorama e todas as 171 peças passaram por um rígido processo de limpeza. Com curadoria de Fernanda Terra, a exposição destaca a importância do gravador e da gravura para a história! Todas as obras pertencem à Real Biblioteca de Portugal, que foi trazida para o Brasil em 1810. Graças a ela, surgiu a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, atualmente considerada pela UNESCO como uma das dez maiores bibliotecas do mundo! Confira algumas das gravuras da exposição!
Fotos: Reprodução