Rios cearenses têm qualidade da água insatisfatória

Acontece


Hoje se comemora o Dia Mundial da Água. A temática deste ano foca na importância da água doce e a defesa da gestão sustentável deste recurso, com o tema “Água e Segurança Alimentar”. Nesta perspectiva a Fundação SOS Mata Atlântica divulgou um balanço realizado em rios de 11 Estados brasileiros. O trabalho foi realizado pela equipe do projeto itinerante “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”. Foram 49 avaliações, de janeiro de 2011 a março de 2012.

De todos os rios avaliados, nenhum obteve resultado satisfatório. Foram monitorados corpos d’água nos estados Estados do CE, PI, BA, SP, MG, ES, RJ, MS, RS, PR e SC, 75,5% foram classificados como “regular” e 24,5% no nível “ruim”. No Ceará foram analisados, o Rio Salgado (Juazeiro do Norte) que obteve 26 pontos, e foi considerado “ruim”; o Rio Acaraú (Sobral) e São Gonçalo (Tianguá) foram considerados “regulares”, com 31 e 32 pontos, respectivamente.

“Desde maio de 2009 o projeto tem realizado análises como estas e ainda não chegamos a um rio classificado ao menos como bom. Se compararmos os resultados atuais com os anteriores, verificamos que não há grandes mudanças, o que mostra a necessidade de ações que contribuam para a conservação e a melhoria da qualidade de nossas águas”, disse Malu Ribeiro, coordenadora do Programa Rede das Águas, da SOS Mata Atlântica.

Os melhores resultados foram obtidos no Rio Santa Maria da Vitória, em Vitória (ES); Rio Paraíba do Sul, em Resende (RJ); Bica da Marina, em Angra dos Reis (RJ); Arroio Jupira, em Foz do Iguaçu (PR); e do Rio Camboriú, na cidade de Balneário Camboriú (SC), todas com 33 pontos. Já os resultados mais baixos são os dos rios Criciúma, na cidade de Criciúma (SC), com 23 pontos, e o Itapicuru Mirim, em Jacobina (BA), com 24 pontos. Os resultados são preocupantes e merecem atenção e compromisso das esferas públicas, iniciativa privada e população para amenizar a problemática.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter