Segundo alguns historiadores, o Risoto – que significa “pequeno arroz” nasceu em Lombardia, localizada no Norte da Itália, por volta do século XI, quando os sarracenos (forma que os cristão da época Medieval designavam os árabes ou os muçulmanos) trouxeram o grão usado para fazer a iguaria.
A receita que conhecemos hoje em dia e que encanta varias pessoas, só foi criada em 1574 em uma festa de casamento da filha de Valerio de Fianders, que era um renomado artista local conhecido também por seu bom gosto para a gastronomia. Diz à lenda que Fiaders era muito ciumento e durante a preparação do prato, deixou cair um pedaço de açafrão dentro da panela, dando origem ao que hoje se conhece por Risotto ala Milanese. Vamos conferir a receita?
Ingredientes:
400g de arroz carnaroli
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho inteiro
3 colheres (sopa) de azete de oliva
5 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 taça de vinho branco seco
1 colher (sopa) de açafrão
5og de queijo parmesão ralado
2 litros de caldo de carne
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Coloque o açafrão em um copo de água quente e deixe de molho por 2 horas. Numa panela larga de borda alta, aqueça a manteiga junto com o azeite e refogue a cebola e o alho.
Acrescente o arroz e frite por 3 minutos. Coloque o vinho e mexa até evaporar o álcool. Em seguida, inicie o cozimento com o caldo de carne, concha à concha, sem parar de mexer.
Não deixe secar muito, acrescente o sal, junte a água com o açafrão. Mexa mais um pouco.
Coloque o restante da manteiga e o queijo parmesão, mexa muito bem, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por cinco minutos.
Presente em praticamente todos os restaurantes, esse prato está cada vez mais criativo e saboroso, não se resumindo apenas a receitas salgadas. Que tal então preparar em casa esta seleção de seis maravilhosas receitas que o No Pátio separou para você testar?
RISOTO DE COCO COM FIGOS ASSADOS
Ingredientes:
Para o risoto:
500 ml de leite quente
30 g de açúcar
10 g de manteiga
60 g de arroz carnarolli
120 g de leite de coco
Para os figos assados:
10 figos frescos cortados ao meio
4 grãos de pimenta preta em grão moídos na hora
8 cravos
4 unidades de anis estrelado
100 g de açúcar mascavo
50 ml de suco de laranja
Modo de preparo:
Misture especiarias e o suco de laranja. Coloque os figos com a parte cortada para cima em uma assadeira. Polvilhe com o açúcar e regue com suco de laranja. Aqueça o forno à temperatura média (160° C). Quando os figos estiverem dourados, retire do forno e deixe amornar. No fundo da assadeira deve ter sobrado um pouco de caramelo. Misture 100 ml de água e leve a assadeira ao fogo até derreter e reduzir formando uma calda. Quando ficar mais espessa, despeje sobre as frutas.
Dica: Sirva com figos assados e decore com folhas de tomilho e pimenta rosa.
RISOTO DE TOMATES COM MANJERICÃO (VEGANA)
Ingredientes:
1 1/2 xícara de arroz arbóreo
1 cebola grande picada
2 colheres (sopa) de alho-poró picado
2 tomates grandes bem maduros, sem sementes
1 litro de caldo de legumes (ou água fervente)
Suco de 1/2 limão
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (chá) de páprica em pó (opcional)
2 colheres (sopa) de óleo ou azeite
Folhas frescas de manjericão a vontade (reserve umas para decorar)
Modo de preparo:
Aqueça o óleo em uma panela e doure a cebola. Acrescente o alho-poró e misture bem. Deixe refogar por alguns minutos até dourar levemente. Tempere com sal e adicione o arroz arbóreo, mexendo sempre. Aumente o fogo, deixe apurar, acrescente um pouco do caldo de legumes e continue mexendo. Adicione metade dos tomates previamente picados sem sementes e com casca (se não usar tomates orgânicos, remova a casca).
Continue mexendo e acrescentando o caldo de legumes quando sentir que o arroz vai grudar no fundo da panela. Acrescente a páprica e continue neste processo mexendo sempre por mais ou menos uns 10 minutos, sempre acrescentando caldo de legumes aos poucos, quando necessário. Junte agora o restante dos tomates e algumas folhas de manjericão e continue no mesmo processo, mexendo sempre e acrescentando mais caldo de legumes quando for necessário. Verifique o sal e deixe cozinhar por mais ou menos uns 15 ou 20 minutos ou até que o arroz esteja al dente.
Desligue o fogo, acrescente a pimenta-do-reino moída na hora, o suco de limão e mais folhas de manjericão a gosto (lembre-se de que as folhinhas de manjericão que for colocando durante o cozimento vão murchar e liberar o sabor no risoto). Tampe a panela e deixe descansar por uns 2 minutos antes de servir. Sirva em seguida. Decore o prato com folhas frescas de manjericão colocadas na hora.
Dica: No caso de risotos pode-se utilizar água fervente caso não tenha o caldo de legumes pronto ou não tenha tempo de preparar, já que os temperos utilizados no risoto são suficientes para dar sabor.
RISOTO FIT DE CAMARÃO E QUINOA
Ingredientes;
1 ½ xícara de quinoa (usei um mix de três tipos)
– 6 xícaras de água
– 400g de camarão médio descascado
150g cogumelo porto belo cortados em fatias
3 tomates grandes picados em cubinhos
2 colheres de sopa de pasta de cebola roxa
1 colher de chá de alho picadinho
1 colher de sopa de azeite
1 ½ colher de sopa creme de ricota light
Salsinha a gosto
Pimenta preta e do reino a gosto
1 colher de chá de sal light
Modo de preparo:
Cozinhe a quinoa separadamente, utilizando as 4 xícaras de água, em fogo médio. Demora em torno de 20 minutos, se não estiver cozida ainda, pode acrescentar um pouco mais de água. O preparo é como o de arroz, tem que esperar secar a água. Depois de pronta, reserve-a.
Em outra panela, refogue a pasta de cebola roxa, alho, azeite, sal até dourar. Após, acrescente os tomates, 2 xícaras de água, pimenta, salsinha, cogumelos e deixe ferver até engrossar. Por último coloque os camarões e deixe cozinhar no próprio molho. Eu gosto dele mais consistente, então deixe 5 minutinhos. Depois é só misturar o molho com a quinoa e acrescentar o creme de ricota. Fica uma delícia!!
RISOTO DE ABÓBORA E CARNE-SECA CROCANTE
Ingredientes:
240 g de arroz pré-cozido
280 g de abóbora cozida
35 g de cebola picada
70 g de carne-seca
30 g de manteiga
1 colher (chá) de salsinha
130 g de fundo de carne
30 g de parmesão ralado
30 g de manteiga
Modo de preparo:
Aqueça um pouco de manteiga e frite a cebola. Acrescente o arroz, a abóbora e o fundo de carne. Coloque o queijo parmesão e manteiga fora do fogo e finalize o risoto com a salsinha. Frite separadamente a carne-seca com o restante da manteiga, até ficar crocante, seque-a no papel toalha e finalize o prato colocando-a em cima do arroz .
Ingredientes:
250 g de arroz arbóreo
150 g de framboesa
50 g de cebola
30 g de queijo parmesão ralado
200 ml de champanhe (se necessário acrescente mais até o cozimento do arroz)
200 ml de caldo de frango
100 ml de creme de leite fresco
50 ml de azeite de oliva extra virgem
1 pitada de canela
1 colher (chá) rasa de açúcar
Sal a gosto
Modo de preparo:
Murche a cebola no azeite, acrescente as framboesas, em seguida o arroz, a canela e o açúcar. Mexa até que solte o amido (aquele caldinho branco), em seguida adicione o champanhe, o caldo de frango e o creme de leite. Cozinhe até que o arroz fique ao dente. Incorpore o parmesão, corrija o sal e sirva.
RISOTO DE PINHÃO
Ingredientes:
2 xícaras de arroz para risoto (carnaroli ou arbóreo)
2 colheres de manteiga
1/2 xícara de salsa picada
1/2 xícara de cebola picada
300 gramas de pinhão cozido, picado e descascado
2 tomates grandes cortado sem pele
Noz-moscada ralada a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto
sal a gosto
Modo de preparo:
Refogue a cebola na manteiga, acrescente o arroz e o sal, mexendo sempre. Acrescente o pinhão, a salsa e o tomate. Vá acrescentando água fervente aos poucos, mexendo sempre e repondo o líquido enquanto o arroz não estiver pronto. Quando o arroz estiver ao dente, mas ainda úmido, acrescente a noz-moscada e o queijo ralado.
Sirva imediatamente.
O Risoto é considerado um prato bastante prático e saboroso e agora que você já conhece sua história e aprendeu com o No Pátio receitas diferentes, está esperando o que para colocar a mão na massa e iniciar os preparos?
Fotos:Reprodução.