Robô da Nasa pousa em Marte

Acontece

Existiria vida fora da Terra? A pergunta que foi plano de fundo para muitas obras da ficção é também o fio condutor para várias pesquisas de agências espaciais por todo o mundo. O feito mais recente por essa busca incessante frente ao desconhecido, aconteceu por volta das 2h31 (horário de Brasília), quando uma nave que leva o jipe-robô Curiosity da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, pousou com sucesso no interior da Cratera de Gale em Marte.

O pouso do robô na cratera que tem 154 quilômetros de diâmetro é parte de uma missão não tripulada que estudará detalhadamente a possibilidade de ter havido vida no planeta. A descida até a atmosfera de Marte, foi após uma viagem de 570 milhões de quilômetros, e chegou a ser chamada de “sete minutos de terror” em decorrência das manobras de elevado risco que reduziram a velocidade da nave permitindo que as rodas do jipe-robô tocassem a superfície da cratera suavemente.

Para realizar todo o feito, a missão que enviou o Curiosity a Marte custou US$ 2,5 bilhões. Só em 98 semanas é que o veículo deve executar a primeira fase de sua missão. Com capacidade de funcionar por até 14 anos, a expectativa é que o robô continue suas pesquisas por cerca de uma década. Ele vai coletar materiais que revelem indícios de substâncias que possam ter sido propícias à vida em Marte. Seria possível haver vida em outros planetas?

 

Foto: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter