Romã contra o Alzheimer – Casca da fruta ajuda a prevenir a doença, diz estudo

Comportamento|Pesquisas|Saúde

Quem assistiu o filme “Para Sempre Alice”, além de se emocionar com a brilhante atuação de Julianne Moore ao dar vida a professora de linguística que descobre ter uma forma hereditária de Alzheimer aos 50 anos, pôde ver o quanto essa é uma das enfermidades mais terríveis que pode existir, pois destrói não só a pessoa que padece, como também a família.

A doença de Alzheimer é uma enfermidade progressiva e até hoje incurável. Atingindo principalmente idosos, provoca degeneração dos neurônios, ou seja, leva o paciente a perder sua capacidade cognitiva, e o desfecho normalmente é fatal. Buscando alternativas para a prevenção desse mal, a pesquisadora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP, Maressa Caldeira, descobriu que a casca da romã pode ajudar a prevenir a doença.

De acordo com a pesquisadora, a casca da fruta é rica em substâncias que ajudam a combater sintomas da doença, como a falta de memória. Maressa Caldeira também explicou que é justamente na casca da romã, que geralmente é descartada, onde estão concentradas as maiores quantidades das substâncias que trazem benefícios à saúde, como a prevenção do Alzheimer. “A casca tem dez vezes mais dessas substâncias antioxidantes que a polpa” diz.

Para chegar a essas conclusões, a pesquisadora fez testes em camundongos e verificou que o consumo do extrato da casca da romã é capaz de inibir a atividade da enzima acetilcolinesterase em até 77% nos animais. Outro dado importante é que os camundongos tratados apresentaram níveis altos de substâncias que favorecem a sobrevivência dos neurônios, e foram capazes de reduzir placas amiloides, uma das principais características da doença. Além disso, os animais que consumiram a casca da romã apresentaram melhor manutenção da memória do que os que não a ingeriram.

A dica da pesquisadora é que “as pessoas podem fazer suco ou chá com casca da romã” para usufruir dos benefícios da fruta e como o efeito da substância é preventivo, Maressa recomenda começar a consumir a casca da romã ainda jovem.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter