Romaria: fé e geração de renda

Acontece|Ceará

“Senhor… Fazei-me instrumento de vossa paz…”

Muitos se emocionam ao som de versos como esses da Oração de São Francisco, principalmente os romeiros que devem se dirigir a cidade de Canindé nos próximos dias. É que começa nesta madrugada a festa do santo padroeiro da cidade, que deve atrair cerca de 1,5 milhão de fieis até o município.

Todos os anos eles vão até o horto de São Francisco para orar e agradecer bençãos alcançadas durante os dez dias de programação da festa do santo, na qual são realizadas missas, orações em grupo e outras atividades religiosas. Durante o ano inteiro, Canindé é movimentada pelo turismo religioso, mas é especialmente durante o mês de outubro que a frequência de visitantes aumenta de forma bastante expressiva.

renda_caninde_no_patio2

Mas a cidade não se orgulha só da fé e devoção de seu povo não. A chegada de tantos romeiros aquece também a economia da região. De acordo com pesquisas feitas pelo Sebrae, cada romeiro consome, em média, R$ 100 em produtos e serviços na cidade. Multiplicando-se pelo total esperado de visitantes, são mais de R$ 150 milhões injetados na economia de Canindé ao longo dos dez dias de programação das festas do santo.

É a fé de um povo movendo montanhas e fazendo a roda da economia de uma cidade girar.

Serviço
Romaria de São Francisco das Chagas de Canindé
De 9 a 19 de outubro
Secretaria da Paróquia
Telefone: (85) 3343-0017

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter