O presidente da Embratur, Flavio Dino, informou que será lançado, até o final de 2011, um roteiro turístico que abrange as 12 cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014, além de outros municípios escolhidos. O roteiro está sendo elaborado por profissionais do órgão e do Ministério do Turismo, além de representantes do mercado, e será desenvolvido e trabalhado pela agência de receptivo credenciada pela FIFA.
O trabalho de promoção dos destinos deve começar no início do próximo ano, em importantes feiras internacionais de turismo, e a previsão é de que a Embratur contará com uma verba de R$ 180 milhões para a realização do projeto (se for aprovado no Congresso). Dino afirma que toda a verba aprovada para o órgão será destinada a esse trabalho de divulgação.
Os pacotes serão comercializados pelo Grupo Águia (credenciado à FIFA), que reúne 17 empresas nacionais do ramo turístico, e criados de acordo com os dados do Ministério do Turismo, levantados pelo projeto “Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional”. Foram apontados 65 municípios brasileiros capazes de inspirar o setor turístico em suas regiões. Quatro desses municípios são do Ceará: Aracati, Fortaleza, Jijoca de Jericoacoara e Nova Olinda. O reflexo da mobilização nos quatro municípios poderia ser visto em 25 cidades cearenses. “Os estados que não estão na Copa também serão beneficiados”, disse o presidente da Embratur.
O objetivo principal do projeto é manter os turistas internacionais por mais tempo em território brasileiro e fazer com eles retornem após o término da copa.
Foto: Reprodução.