Programação de setembro na Vila da Cultura Digital
6 de setembro de 2018
Receita do dia – Muffin salgado de pão de forma!
6 de setembro de 2018

Saiba como diminuir o consumo de açúcar na dieta!

O consumo de quantidades excessivas de açúcar na dieta pode aumentar os riscos de obesidade, cáries, diabetes, doenças cardíacas e até câncer. Além desses malefícios, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália, o açúcar é algo tão viciante quanto a cocaína.

Por isso, quanto mais você ingere açúcar, mais os níveis de dopamina do seu corpo aumentam, reduzindo a produção dessa substância pelo próprio corpo, resultando em uma maior necessidade de comer doces. Porém, retirá-lo da dieta é mais difícil do que entender quais são os problemas do açúcar na dieta. Portanto, a seguir, você pode conferir quatro dicas da nutricionista esportiva e funcional, Daniela Carvalho.

1.Programação neurológica

Substituir doces por alimentos azedos e amargos faz com o organismo se desacostume com o consumo exagerado de açúcar, diminuindo a dependência de doces e estimulando outras áreas do paladar. Comece ingerindo um limão espremido por dia, em jejum. Vale ressaltar que não estamos falando somente do açúcar refinado, mas também de outros produtos, como refrigerantes, sucos industrializados e alimentos processados. Elimine-os e inclua própolis, cacau, gengibre, rúcula, agrião, couve e espinafre nas suas refeições.

2.Alimentos fonte de tirosina

A tirosina é um aminoácido que age na formação da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e satisfação. Alguns alimentos com tirosina são a castanha de caju, nozes, cogumelo, brócolis, cacau, espinafre, couve e castanha-do-pará. Que tal distribuí-los nas suas refeições diárias?

3.Chás

Não é adepto dos chás? Bom, é importante ter conhecimento de que os chás controlam a vontade de comer doces. O hibisco, por exemplo, ajuda na metabolização da glicose. Outras opções são o gengibre, limão, hortelã, casca de laranja, canela em pau, chá verde e limão. Para que o gosto seja mais saboroso, misture um ingrediente com outro e assim será ainda mais fácil acrescentá-los a dieta.

4.Não troque o açúcar sempre por adoçantes

Principalmente se forem industrializados, como o aspartame, sucralose e frutose. Se não for algo fácil beber sucos e chás sem estarem adoçados, opte pelo taumatina, xilitol ou pelo stévia, pois são mais naturais. Quando preciso fazer receitas como bolo ou panquecas, use frutas como tâmara ou concentrado de maçã. O recomendado é realizar o processo de programação neurológica, mas enquanto isso, os passos acima, podem ser seguidos.

Você faz parte do time dos #salgados ou dos #doces? Compartilhe com o Pátio Hype o quanto essa mudança é difícil para você, certo?

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *