Saiba identificar um chefe ruim durante a entrevista de emprego

Comportamento|Estilo de Vida|Trabalho


A entrevista é um momento importantíssimo no processo de seleção para uma vaga de emprego. Nela, todos os seus movimentos são observados e avaliados. Mas, por que não aproveitar esse momento para identificar se o recrutador é um mau gestor e se você está se metendo em uma grande furada?

Todo mundo quer ter uma relação amigável e de confiança com os superiores, mas um chefe ruim pode, literalmente, destruir a sua carreira. É verdade que nem sempre quem procura uma vaga está em posição de ser muito seletivo. Entretanto, se você puder escolher, não há motivo para não levar isso em consideração ao buscar um novo emprego. Por isso, o No Pátio lista alguns sinais que podem te ajudar a identificar um chefe ruim logo na entrevista. Confira!

USO DO PRONOME

A forma como o entrevistador usa os pronomes pode falar muito sobre ele. Preste atenção à sua fala e ao contexto em que ela esta sendo usada. Caso o chefe use muito o pronome “você” para lidar com questões negativas, não espere um mentor. E caso ele use “eu” para descrever as situações de sucesso, bandeira vermelha. E quando o entrevistador usa “nós” para falar dos fracassos do setor, isso pode significar que ele desvia as responsabilidades de si;

identificar um chefe ruim 3

ELES SÃO DISTRAÍDOS

Com tantos aparatos tecnológicos ao nosso dispor a qualquer hora do dia e da noite, usar de alguma distração em nome do trabalho virou uma coisa comum. Mas você não deve relevar isso caso seja interrompido durante a entrevista. Um bom entrevistador, e consequentemente um bom futuro chefe, saberá se desligar para dar atenção às suas prioridades. Se seu entrevistador não para de ler e-mails ou atender telefonemas durante a sua entrevista, não espere que, como chefe, ele terá tempo para você.

ELES TÊM UM REGISTRO

Uma ótima forma de identificar um chefe ruim é perguntar sobre os trabalhos anteriores do seu chefe, questionar como ele chegou até o cargo que está hoje e quais eram os seus projetos antes de chegar ali. Uma boa dica é ouvir o que os outros funcionários pensam a respeito dele. Você pode sofrer alguns conflitos dependendo do modo como costuma trabalhar, por isso, é bom conhecer, mesmo que minimamente, os hábitos do seu futuro chefe.

ELES FAZEM PERGUNTAS INVASIVAS

 Mais e mais, as entrevistas de emprego exigem perguntas que contemplem a pessoa como um todo. Mas isso não significa que aspectos íntimos da sua vida devam virar pauta da entrevista. Portanto, é sinal vermelho quando o recrutador extrapola os limites do profissional e do pessoal. Ao entrar por essa linha só prova que o futuro chefe pode estar com más intenções ou que, simplesmente, quer sondar o quanto você gasta tempo com sua vida para além do trabalho.

identificar um chefe ruim 2

Os tempos mudaram e a economia carente de profissionais qualificados não chegou a inverter os papeis de candidato e recrutador, mas revolucionou, sim, a relação entre os dois. Então, nada melhor do que saber identificar um chefe ruim logo na entrevista. Afinal, se contratado, é você quem sofrerá as consequências de uma decisão mal feita.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter