McDonald’s terá refeições mais saudáveis
28 de julho de 2011
Marisa lança programa de fidelidade de moda!
29 de julho de 2011

Saiba o que dizer em uma entrevista de emprego

A cada dia, as perguntas feitas em testes de seleção ficam mais complexas e cheias de pegadinhas. O intuito é saber se o candidato tem jogo de cintura para se sair bem e sem perder o foco nem a postura profissional. O No Pátio mostra como responder a essas questões em uma entrevista de emprego. Fique preparado para agir em todas as situações!

1.Como você escolheu a roupa que está usando agora?

Claro, que a pessoa que fez essa pergunta sabe muito bem que você escolheu a roupa a dedo, afinal de contas é um encontro importante e causar boa impressão é necessário. O que essa pessoa quer mesmo é checar se você tem desenvoltura suficiente para distanciar as questões pessoais das profissionais. Diga que optou por algo que se encaixasse ao estilo da empresa e que  te deixasse confortável. Mostre que sabe o que usar em ambiente de trabalho.

2. De que forma você gostaria que eu comunicasse sua demissão caso isso viesse a acontecer?

Essa é uma situação imaginária e você deve pensar como agiria se ela acontecesse. Mesmo os melhores funcionários podem sim perder o emprego. O entrevistador quer, na verdade, avaliar o seu equilíbrio emocional. Responda que gostaria de ser demitido com formalidade – como pede um ambiente de trabalho – e que o chefe exponha os motivos que o levaram a tomar essa decisão para que você saiba onde precisa melhor,

3. Fale um pouco de você

Seja esperto e utilize o tempo de forma racional, misture assuntos profissionais com pessoais – sem entrar muito na sua privacidade. Objetividade na apresentação é tudo! É importante também dar espaço para que o entrevistado tire as dívidas que tiver. Não passe dos três minutos de apresentação.

4. O que você pretende estar fazendo daqui a cinco anos?

Tenha em mente um objetivo claro. As pessoas que tem metas profissionais bem definidas são mais valorizadas nas empresas. As empresas tradicionais preferem ouvir que você tem por meta ocupar um alto posto. Se a empresa for mais moderna, diga que tem disponibilidade para o que a empresa precisar e que estará onde for necessário. Vai acertar na mosca!

5. Trabalhar 12 horas diárias seria inconveniente para você?

Uma carga horária nada leve, percebe-se! Mas, a empresa precisa saber se você tem ou não disponibilidade para isso. Filhos pequenos, parentes doentes e problemas com transporte ou atividades extras devem ser revelados. Nada de esconder o jogo! Antes de abrir mão do emprego devido a alta jornada de trabalho, tente negociar com o seu futuro chefe.

6. Quais são os seus pontos fortes e fracos?

Cuidado com os exageros ou a falsa modéstia. Quando for mencionar um defeito, diga algo real, nada de querer parecer inabalável! Cite suas características positivas sem exageros nem arrogância. Tenha essas respostinhas na ponta da língua. Isso mostra que você se conhece bem.

Naturalidade e confiança são duas ótimas e necessárias aliadas ao bom preparo para uma entrevista de emprego. Sem esse comportamento, um currículo perfeito pode ser ameaçado. Então, foco na entrevista!

 

Fotos: Reprodução

0 Comentários

  1. juliana disse:

    o que responder quandoo a pergunta for; por que você merece essa vaga?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *