Há anos, os efeitos dos alimentos antioxidantes em relação a prevenção de doenças crônicas vêm sendo estudados. Várias pesquisas já comprovaram seus benefícios nas doenças cardiovasculares, em numerosos tipos de câncer e em processos associados ao envelhecimento. Mas afinal, o que são os antioxidantes?
Por definição, antioxidantes são substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável. Explicando de forma mais simples, o papel deles é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. Uma dieta rica no consumo de antioxidantes colabora para a redução da situação de estresse oxidativo (desequilíbrio entre os níveis de radicais livres e antioxidantes).
Quer saber onde encontrá-los? Preparamos uma listinha com os principais alimentos ricos dessa substância que não pode faltar na sua dieta..
Açafrão (ou cúrcuma)
A especiaria é lotada de curcuminoides, compostos com ação anti-inflamatória e anti-idade. A cúrcuma é a raiz e o açafrão é a cúrcuma torrada, em pó. Se almoça fora, leve um potinho com o tempero e salpique sobre o arroz com feijão.
Cacau
Presente em grandes quantidades no chocolate amargo. Rico em polifenóis, substâncias antioxidantes benéficas a saúde do coração e para circulação.
Cenoura
Fonte de betacaroteno um pigmento natural, também conhecido como pró-vitamina A. Atua no retardo do envelhecimento precoce. O betacaroteno pode ser encontrado na forma de cápsulas.
Frutas cítricas
Limão, lima-da-pérsia, laranja e goiaba contêm a poderosa vitamina C, além de bioflavonoides, que aumentam o tônus das veias, favorecendo a microcirculação.
Frutas vermelhas
Morango e uvas vermelhas e roxas possuem protoantocianidina, substância que fortalece os vasos sanguíneos e linfáticos, melhorando a circulação.
Linhaça
Fonte de ômega 3 que apresenta ação vasodilatadora e inibe a agregação plaquetária, que previne doenças cardiovasculares.
Oleaginosas
Ricas de gorduras insaturadas, vitaminas e minerais. Atua na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e combatem o envelhecimento precoce.
Óleo de coco
Rico em vitamina E, que atua na diminuição do processo de envelhecimento das células, e na proteção das doenças crônicas não transmissíveis como câncer e doenças cardiovasculares.
Peixes (salmão, atum, sardinha e arenque)
Ótimas fontes de ômega 3, gordura que também entra na tropa de choque contra a osteoporose.
Pepino
Diurético natural, alcalinizante e anti-inflamatório, ajuda a eliminar as toxinas, é rico em vitaminas A e C, além de sais minerais.
Agora é só colocar no cardápio essa lista de alimentos antioxidantes que ajudam na solução de problemas da cabeça aos pés!
Fotos: Reprodução.