No Brasil, a cada cem famílias, 44 criam cachorros e 36 têm crianças, de acordo com dados do IBGE. Desta forma, não é de se admirar que a indústria de produtos animais busque sempre estar inovando. São roupinhas, brinquedos, rações e petiscos sem carne. Agora, o setor que cresceu 10% no ano passado – colocando o Brasil em segundo lugar no ranking deste mercado, atrás apenas dos Estados Unidos – lançou a tendência verde.
A novidade que tem ganhado cada vez mais adeptos nos lares brasileiros se trata de estimular os animais a seguirem uma alimentação que é reflexo do estilo de vida e da ideologia de seus donos, tendo como base uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e livre de carnes. No entanto, há controvérsias em relação vantagens e aos riscos de privar cães e gatos (naturalmente carnívoros) do consumo de carne e derivados de animais.
Para que você saiba até onde é possível estender dietas, crenças e o seu modo de vida aos animais, o Pátio Hype fez uma lista sobre os prós e contras deste tipo de dieta para o seu bichano.
– Sendo bem formulada e preparada, pode ser mais saudável por conter alimentos frescos e não ter corantes e conservantes;
– Normalmente ela é mais agradável para o paladar do animal e tem maior digestibilidade, ou seja, os nutrientes são absorvidos com mais facilidade;
– Os cães podem defecar menos e ter fezes mais firmes.
CONTRAS:
– O tempo investido para comprar ingredientes e preparar a comida é maior;
– O preço costuma ser mais alto;
– O animal pode rejeitar alguns ingredientes , que deverão ser substituídos por outros equivalentes;
– Há risco de faltarem nutrientes essenciais à cada espécie;
– Em geral, é preciso ainda dar suplementos de vitaminas e minerais.
Os veterinários são categóricos ao afirmar que a dieta vegetariana não é indicada para gatos, porque eles precisam de nutrientes que só existem em produtos de origem animal. Já para os cães é permitida, mas precisa estar corretamente balanceada, com todos os nutrientes essenciais para eles.
Vejam só, atualmente se propõe alimentação natural, comida caseira e até vegetarianismo para os animais de estimação. As modalidades são diversas, mas antes de aderir à dieta caseira ou vegetariana é fundamental consultar um veterinário ou um especialista em nutrição animal. Somente assim, você será orientada corretamente para oferecer todos os nutrientes de que o seu pet precisa.
Fotos: Reprodução.