Bom, inicialmente, para tomar decisões você precisa ter em mente duas ideias básicas. Como as várias escolhas podem mudar a probabilidade dos resultados diferentes e até onde cada um desses resultados é desejado.
Para entender melhor sobre o que a equipe do Hype está falando, você pode conferir as três regras do Ajay Agrawal, Joshua Gans e Avi Goldfarb, especialistas em probabilidade e previsão, autores de vários livros sobre o assunto. Ao segui-las você poderá prever as consequências de suas escolhas e verificar se são desejáveis. Confere aí!
1.Duvide mais
A dica do psicólogo Daniel Kahneman, ganhar do Nobel de economia, é ser menos confiante. Pois as pessoas, principalmente homens, de grande poder e especialistas, tendem serem mais confiantes em um processo do que deveria. Ser menos inseguro, torna-o mais respeitoso, faz com que você tenha visões diferentes de certo plano, assim com reduz a sua certeza de estar sempre correto. Portando, não seja excessivamente confiante.
2.Pergunte-se
O segundo conselho é: sempre pergunte para si “quanto tempo aquilo normalmente leva?”. Por exemplo, se você está pensando em abrir um estabelecimento, reflita sobre quantos empresários fracassaram naquele local, assim como quantos alcançaram o sucesso. Do mesmo modo que você deve pensar nas consequências do futuro quando se trata de sair do atual emprego e ir para uma área completamente diferente. Dessa forma você irá ter vários campos de visão e se preparar para cada um deles, antes de decidir qual o melhor.
3.Invista na probabilidade
Segundo as pesquisas, as pessoas que dedicam um pouco do seu tempo a probabilidade tendem a ter mais decisões certas e tem um auxílio a evitar determinadas tendências cognitivas. Comece estudando 30 minutos por dia sobre o tema, ele possibilitará uma melhora na maneira de pensar e aperfeiçoará a sua incerteza. Lembrando que essas regras só funcionam se você praticá-las, Ok?
Pessoas excessivamente confiantes não seguem as três regras acima, que tal começar fazendo esses testes e adquiri-las ao seu cotidiano?
Fotos: Reprodução