Saiba qual é a respiração ideal para acalmar

Comportamento|Dicas|Estilo de Vida

Trabalho, trânsito, família, amigos, compromissos e uma rotina a mil por hora. Desse jeito, não dá, quando você percebe já está com o pensamento desorganizado, se sente agitado e a preocupação se torna constante em sua mente: a ansiedade tomou conta!

Nessas horas, entre tanto “zunzunzum” de gente querendo ajudar, quem nunca ouviu de alguém o velho e bom conselho: “calma, conte até três e respire bem fundo…” Quem diz isso tem razão! Prestar atenção no ar que entra e sai do corpo pode trazer muitos benefícios à saúde e ao aprender a controlar a respiração, damos fim em todas as perturbações da mente e dos sentidos.

Por isso, o No Pátio ensina nesta matéria o que fazer para usar a respiração a seu favor. Veja que bastam mudanças sutis na inalação e na respiração para alcançar um estado psicológico marcado pelo bem estar. Confira nossas dicas de respiração ideal para acalmar e sopre a ansiedade para longe!

Passo a passo da respiração ideal para acalmar:

respiracao-ideal-para-acalmar-3

Sentada com a coluna reta, inspire lenta e profundamente pelas narinas, com movimentos amplos expandindo as costelas, e solte o ar, pelo mesmo lugar, pelo dobro do tempo, murchando o abdômen. Caso não consiga soltar o ar pelo dobro do tempo, faça pelo menos com que a expiração seja mais longa do que a inspiração.

Comece só prestando atenção no ritmo em que o ar entra e sai dos pulmões. Aos poucos, vá controlando este intervalo, até que ele se torne bem espaçado: tente contar até dez enquanto puxa e, depois, quando solta a respiração. Fazendo inalações mais prolongadas, você fortalece todo o seu corpo e acalma a mente. Com isso, as preocupações, por mais terríveis que sejam, acabam amenizadas, já que a energia passa a circular melhor por todo o organismo.

Dica: Faça dez repetições duas vezes ao dia.

respiracao-ideal-para-acalmar-2

Sabia que é possível perceber através da respiração que você está ansioso? Isso ocorre quando a respiração está muito focada na parte de cima do corpo, e também é mais rápida e curta. Sentir falta de ar também é um sinal clássico de que não estamos respirando como deveríamos.

Portanto, separe uns dez minutinhos do seu dia, não importa o horário – pode ser, inclusive, no pico de uma situação estressante, e coloque em prática esta dica de respiração ideal para acalmar que o No Pátio acabou de dar.

 

 

 

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter