Saiba um pouco mais sobre as “Empresas B”

Dicas verdes|EcoFriendly|Sustentabilidade

Na economia, há alguns anos têm surgido algumas iniciativas com viés social. Elas se destacam por estimularem novos modelos organizacionais que encorajam o uso do poder dos negócios para resolver problemas socioambientais. Uma dessas iniciativas são as “Empresas B”. Essas empresas usam seus negócios para o desenvolvimento de comunidades e para a redução da pobreza. Além disso, buscam também soluções para os problemas climáticos.

As Empresas B são uma nova classe de empresas que geram, simultaneamente, rentabilidade financeira e impactos positivos na sociedade e no meio ambiente. Diferem-se das empresas tradicionais por cumprirem padrões elevados e rigorosos em matéria de governança, responsabilidade e transparência. Além disso, incorporam esta maneira de operar em seus estatutos, considerando, de modo vinculante, os interesses de longo prazo de todos os seus públicos-alvo no momento de tomar decisões.

Esse movimento foi criado nos Estados Unidos em 2006 pela organização sem fins lucrativos B-Lab. As Empresas B não buscam somente serem as melhores do mundo, mas serem o melhor para o mundo. Seus negócios buscam um propósito maior do que apenas o lucro e visam o poder da cooperação para o sucesso.

empresasb_nopatio4

No Brasil, esse conceito chegou liderado pelo Comitê pela Democratização da Informática (CDI) em parceria com o Sistema B, representante do movimento na América Latina.

Amanda Soldani, uma das lideranças do Sistema B no Brasil, conta que o primeiro desafio dos fundadores foi criar ferramentas para mensurar e identificar as empresas benfeitoras, indo além dos indicadores já estabelecidos e possibilitando alcançar empresas que têm o real propósito de serem lideres deste movimento, e não apenas certificadas.

É preciso ter uma visão de longo prazo para implantar o Sistema B nas empresas, pois os benefícios sociais não são imediatos. Assim, o modelo de Empresas B indica um caminho, mas as transformações só virão em 10 ou 20 anos.

No mundo, a iniciativa soma mais de 1000 companhias certificadas, de diferentes setores, em 33 países. A certificação de Empresa B possibilita uma avaliação multidimensional do negócio e traz as dimensões de impacto no meio ambiente, relações com colaboradores e comunidade aliadas à perspectiva econômica. No Brasil, o objetivo do Sistema B é alavancar organizações de apoio e estimular políticas públicas, o que depende do envolvimento de empresas comprometidas em usar o poder de seus negócios para acelerar uma evolução sistêmica da sociedade.

empresasb_nopatio2

De acordo com o site www.sistemab.org, as Empresas B têm como valores e missão:

– Resolver problemas sociais e ambientais a partir dos produtos e serviços oferecidos pelas próprias empresas; e nas práticas laborais e socioambientais, atender as comunidades, os fornecedores e os públicos de interesse;

– Um rigoroso processo de certificação, que examina todos os aspectos da empresa e que deve atender aos padrões de desempenho mínimos, além de ter um forte compromisso com a transparência no relatar publicamente seu impacto socioambiental;

– Também fazer as mudanças legais para proteger sua missão ou finalidade comercial e, portanto, combinar o interesse público com o privado. Isso também irá construir uma confiança com os cidadãos, clientes, colaboradores e novos investidores.

Para se tornar uma Empresa B é necessário responder uma série de questionários e avaliações, além de reunir alguns documentos. Para maiores informações, saber como responder a esses questionários e quais documentos você deve apresentar, basta clicar aqui e ver a lista completa.

empresasb_nopatio5

Alguns dos benefícios de se tornar uma Empresa B certificada pela B Lab são economizar em serviços de acesso (CRM-Salesforces, e-commerce etc), atrair investidores ligados à economia solidária (os chamados empreendedores sociais) e participar de campanhas publicitárias promovidas pela B-Corp, além de se tornar uma empresa oficialmente engajada com a sustentabilidade em seu ramo de atividade.

Para saber quais são as empresas brasileiras que tem o certificado de Empresas B e conhecer um pouco mais sobre cada uma delas, clique aqui e veja a lista completa.

Torne-se uma empresa B e faça a sua parte por um mundo melhor!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter