São João de Fortaleza

Acontece

quadrilha

Eterna Capital do Forró, Fortaleza vive o clima das festas juninas e se veste mais ainda de cores e júbilo para receber os artistas da bola que disputarão a Copa das Confederações 2013. É tempo de shows no gramado da Arena Castelão e nos diversos arrasta-pés espalhados pela cidade.

Nada melhor do que aproveitar o momento de festa e animação para oferecer a nativos e turistas uma receita atraente com a marca da inovação. A Capital cearense mistura o futebol à cadência agitada do forró e torna-se o palco de uma grande festança, a partir do próximo sábado e até o final deste mês.

O São João de Fortaleza será promovido durante o torneio internacional de futebol, contando com uma programação recheada de atrações, que envolverá shows de forró e outros ritmos juninos, humor, apresentações de quadrilhas e a comercialização de comidas e bebidas típicas. Tudo acontecerá no Aterro da Praia de Iracema.

O aprazível espaço à beira-mar receberá atrações nacionais, regionais e locais que prometem agitar o público de todas as idades. A ordem é extravasar a alegria a cada lance, na hora do gol e aos acordes dos ritmos nordestinos, em que o forró é o protagonista.

Os shows ocorrerão nos dias 15, 19, 22 e 23 e de 26 a 30 deste mês. A ideia da Prefeitura de Fortaleza é reproduzir o modelo das Fan Fests da Fifa, como são chamados os locais de exibição dos jogos de futebol, que oferecem apresentações musicais e a venda de produtos regionais. O evento tem o apoio do Sistema Verdes Mares.

Arrasta-pé e futebol no Aterro
Mistura animada à beira-mar deverá reunir cearenses e turistas durante a Copa das Confederações

A edição de 2013 da Copa das Confederações reunirá ingredientes que dificilmente será possível juntar em outra edição do torneio de futebol. Entrarão em campo seleções que simbolizam nada menos que 12 títulos mundiais. São cinco do Brasil, quatro da Itália, dois do Uruguai e um da atual detentora da taça, a Espanha. Os mexicanos, atuais campeões olímpicos, além de Nigéria, Japão e Taiti, também estarão presentes.

O torneio será realizado no período de 15 a 30 deste mês e Fortaleza foi agraciada como sede de três partidas da competição. O palco será a Arena Castelão. Cidade festeira, a Capital cearense comemora a chegada de milhares de desportistas para acompanhar as partidas e dá as boas-vindas aos visitantes com um tempero todo especial: o São João de Fortaleza, evento que promete muita animação e alegria. A realização é da Prefeitura de Fortaleza com o apoio do Sistema Verdes Mares.

quadrilha3O local escolhido para o São João de Fortaleza é o Aterro da Praia de Iracema, espaço artificial criado para conter marés altas e que, rapidamente, se transformou no principal palco de eventos populares em Fortaleza. Na aprazível área à beira-mar, estarão instalados telões para o público acompanhar as partidas da Copa das Confederações. Antes e depois dos jogos ecoará o som da sanfona, triângulo e zabumba, exaltando o forró pé de serra. Dezenas de artistas nacionais, regionais e locais desfilarão na passarela musical, oferecendo, além do forró, vários outros ritmos juninos para alegrar a plateia.

No Palco Cangaço, vão se apresentar Aviões do Forró, Fagner, Ítalo & Renno, Dorgival Dantas, Forró do Bom, Luis Marcelo & Gabriel, Néopineo, Matheus Fernandes, Painel de Controle, Vicente Nery, Caviar com Rapadura, Forró Cem por Cento, Cristian Pinheiro, Forró Pé de Ouro, Toca do Vale, Dina Zefa, Lagosta Bronzeada, Diassis Martins, Forró dos Plays, Mannú Castro, Bota pra Moer, Xé Pop, Forró do Movimento e Simone & Simara.

Também se apresentarão para o grande público os humoristas cearenses Tirulipa, Skolástica, Luana do Crato, Adamastor Pitaco e Mastrogilda, além de DJs, o bailarino Netinho e animadas dançarinas.

Quadrilhas
Na programação festiva, prevista para acontecer nos dias 15, 19, 22 e 23 e de 26 a 30 deste mês, sempre a partir das 14 horas e até às 23 horas, as quadrilhas juninas serão destaque. Trinta grupos de todo o Estado prometem realizar um contagiante arrasta-pé. Paralelo às apresentações, haverá a exibição de vídeos e de fotografias sobre as festas juninas das últimas décadas.

Outro atrativo da festança à beira-mar é o espaço de comercialização de comidas e bebidas típicas. A ordem é entregar-se aos prazeres da gula e refestelar-se com as delícias à mesa. São doces, salgados e bebidas relacionados, principalmente, à cultura do campo e do interior do Brasil. Vai ter arroz doce, bolo de milho verde, baba de moça, biscoito de polvilho, tapioca, pamonha, canjica, vatapá, milho cozido, batata doce, bolo de fubá, bom-bocado, cocada, Maria-mole, pé de moleque, aluá, vinho e muito mais. A festança também abre espaços para a beleza e criatividade do artesanato cearense.

quadrilha2

Ceará Junino
Em paralelo ao São João de Fortaleza, a TV Verdes Mares promoverá o Arraiá do Ceará, no período de 18 a 23 deste mês, sempre a partir das 20 horas. O evento reunirá 25 quadrilhas de todo o Estado e terá como palco o novo calçadão da Praia de Iracema, próximo ao Estoril.

Os 25 grupos de quadrilhas vão concorrer ao título de campeão do festival. A quadrilha junina vencedora representará o Ceará no concurso da Rede Globo Nordeste, o São João do Nordeste, no próximo dia 29, em Pernambuco. O presidente da Federação de Quadrilhas Juninas do Ceará (Fequajuce), Kiko Sampaio, explica que entre os diversos quesitos a serem julgados no festival estão a coreografia, harmonia, evolução, figurino, animação e o casamento matuto.

Também serão distribuídos prêmios individuais para o melhor marcador, rainha, noivo, noiva e repertório musical. Kiko Sampaio destaca, ainda, que por eleger a quadrilha que participará de um dos maiores concursos de quadrilhas do Nordeste – o São João do Nordeste, em Recife-PE -, o Arraiá do Ceará é um dos festivais juninos mais aguardados.

Grupos
As quadrilhas participantes do Arraiá do Ceará são as seguintes: Cheiro de Terra (Horizonte), Junina Babaçu, Paixão Nordestina, Cumpade Justino, Zé Testinha, Arraiá da Esperança, Luar do Sertão (Sobral), Quadrilha do Gil (Juazeiro do Norte), Fulô do Sertão, Estação Junina, Filhos do Sertão, Tradição da Roça, Pisa na Fulô, Arraiá do Patativa (Assaré), Benjamim Constant (Russas), Junina Marróia, Brilha São João, Tongil, Flor da Terra (Itapipoca), Asa Branca (Campos Sales), Fogueira da Paixão, Cheiro da Terra (Baturité), Cabra da Peste (Horizonte), Brilho da Noite e Encanto Junino (Várzea Alegre).

Mossoró: Maior arraiá do Brasil
O sino da histórica Capela de São Vicente toca por volta do meio-dia e anuncia o início do Pingo da Mei`Dia. Está aberta, oficialmente, a edição 2013 do Mossoró Cidade Junina, evento que promete consolidar a cidade potiguar como a realizadora do maior arraiá do Brasil. Serão 13 dias de festa, com mais de 100 atrações distribuídas em 27 projetos e locais da cidade e a participação de 150 grupos de quadrilhas juninas. O público esperado até o final do mês é de 1,5 milhão de pessoas.

O Pingo da Mei`Dia aconteceu no último sábado, dia 8, tomando as principais ruas e avenidas do Centro de Mossoró. O comboio junino, composto por quadrilhas, blocos, grupos da cidade, trios elétricos e paus de arara eletrônicos desfilaram pelo Corredor Cultural, esbanjando cores, alegria e irreverência. O forró foi o ritmo dominante. Para os brincantes, foi só encontrar o par e “cair” no ritmo imortalizado por Luis Gonzaga e tantos outros artistas nordestinos.

quadrilha4“A festa é de todos, é sua, é minha, é de quem chegar”, convidam os mossoroenses, que cultivam a arte de bem receber e fazer os visitantes se sentirem em casa, se esbaldando no maior arraiá do Brasil. Promovido pela Prefeitura Municipal, o Mossoró Cidade Junina compreende um mix de atrações culturais que acontecerá até o final deste mês em diversos pontos do Corredor Cultural, uma avenida com construções e praças dedicadas à disseminação artístico-cultural.

A programação inclui shows de forró e ritmos nordestinos, quadrilhas juninas, festivais, feiras de artesanato, comidas típicas e muito mais. Tudo com muito capricho, como é característica do povo nordestino. O palco principal é a Estação das Artes Eliseu Ventania, antiga estação ferroviária, que se transforma na Estação do Forró. São 48 mil metros quadrados de área, onde são montados palcos, camarotes, arenas, barracas, Circo do Forró, bares e restaurantes.

Dentre as atrações previstas para a Estação do Forró, a partir de hoje e até 29 deste mês, estão Forró dos 3, Waldonys, Dorgival Dantas, Bonde do Brasil, Elba Ramalho, Solteirões do Forró, Paula Fernandes, Garota Safada, Luan Santana, Forro dos Plays e Aviões do Forró. Os trios de forró pé de serra são destaque no Circo do Forró. Ao som do triângulo, sanfona e zabumba, os artistas prometem fazer a festa dos amantes desse estilo. O público do Mossoró Cidade Junina também tem a opção dos assistir a diversos shows de humor. As apresentações acontecem na Praça dos Eventos.

A Cidadela Junina é a área para quem curte uma festa mais tranquila. Mais de 30 artistas animarão as noites de junho, num passeio musical pela MPB, pop rock, samba e MPB. O espaço reproduz uma cidade do interior nos anos 20, época da resistência dos mossoroenses ao bando do cangaceiro Lampião, fato ocorrido em junho de 1927. A Praça da Convivência reforça a programação de shows musicais, enquanto o Memorial da Resistência oferecerá apresentações culturais e, ainda, shows de música instrumental.

Destaque
Um dos grandes destaques do Mossoró Cidade Junina é o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró. A encenação ao ar livre, no adro da Capela de São Vicente, chega à sua 12ª edição e conta a história da bravura e resistência dos mossoroenses ao bando de Lampião. O templo católico ainda guarda vestígios de balas em sua torre e paredes.

A festança junina em Mossoró também oferece o Burro-Táxi, paus de arara eletrônicos, projeto Brinquedos e Brincadeiras Populares para as crianças, Festival Canta Sanfona, Festival de Bandas de Pífanos e Cabaçais, Festival de Repentistas, Projeto Brincar na Roça, Festival Botando Boneco e Festival de Quadrilhas Juninas, com a participação de 300 grupos. Os organizadores destacam que toda a programação junina é gratuita, com a população e os turistas tendo acesso livre, com segurança e comodidade, em clima de tranquilidade e alegria.

 

Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter