SPFW N44 – São Paulo Fashion Week terá experiência de inteligência artificial da Microsoft

Moda|news|Semana de Moda

A Microsoft irá realizar uma experiência com inteligência artificial para os visitantes do Calendário Oficial da Moda Brasileira – São Paulo Fashion Week, em sua edição N44. A SPFWN44 acontece na Fundação Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, entre os dias 27 a 31 de agosto.

Os especialistas do SPFW ensinaram a tecnologia de inteligência artificial da Microsoft a entender signos de estilo que sugerem afinidade com as diferentes marcas que compõem o calendário. A partir da análise em relação ao “look do dia” de cada visitante, a Microsoft AI irá recomendar uma coleção. Para participar da ação, os visitantes devem tirar uma foto mostrando seu look no momento da experiência.

“As pessoas hoje querem falar de futuro, na moda e em todos os setores, e inteligência artificial faz parte dessa realidade. Já observamos algumas movimentações no varejo e nas plataformas de comércio eletrônico, que começam a tirar proveito desse arsenal de informações que podem ser recolhidas por meio dessa ferramenta. Nesta edição, os convidados do São Paulo Fashion Week poderão entender um pouco mais sobre como esse processo acontece, sendo protagonistas da experiência numa dinâmica simples e interessante”, afirma Paulo Borges, diretor criativo do SPFW.

Capa da Revista Elle de Dezembro de 2016, trazendo uma capa icônica sobre o futuro da moda.

A aplicação desenvolvida pela Microsoft para a SPFWN44 utiliza a tecnologia de deep learning (aprendizado profundo) e visão computacional para interpretar imagens e até identificar peças de vestuário, como calça, blusa, bermuda, saia, vestido, e suas cores. Deep learning é uma técnica que utiliza redes neurais profundas, que são algoritmos que raciocinam de forma semelhante ao cérebro humano. Já a visão computacional é o campo da Inteligência Artificial responsável por criar algoritmos capazes de aprender a identificar imagens.

“A Inteligência Artificial traz possibilidades inéditas de inovação em inúmeras frentes e no mundo da moda há uma grande oportunidade de criar novas experiências de uma maneira sustentável, com a combinação entre tecnologia e criatividade. A Microsoft assumiu o desafio de democratizar a Inteligência Artificial e, no SPFW, estamos mostrando que essa já é uma tecnologia acessível”, afirma Fabio Scopeta, Líder de Inteligência Artificial da Microsoft na América Latina”. A experiência da Microsoft AI acontecerá em um totem instalado na área de convivência do SPFW, na Fundação Bienal.

Sobre a Microsoft Brasil

A Microsoft está no Brasil há 28 anos e é uma das 110 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Líder em plataforma e produtividade para um mundo “mobile-first, cloud-first”, a companhia tem como missão empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. Desde 2003 a empresa investiu mais de R$ 560 milhões levando tecnologia gratuitamente para cerca de 2 800 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais.

O que você achou da ideia? Super interessante não é mesmo?!

 

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter