Que pai não gosta de ver os filhos crescendo de forma saudável, não é mesmo? Pensando nisso, é preciso entender que a obesidade infantil é uma ameaça crescente ao bem-estar dos pequenos. Por isso, o Pátio Hype preparou essa matéria para você com dicas de como prevenir e tratar esse problema que afeta tantos jovens no país.
Antes de mais nada, de acordo com a OMS, a obesidade infantil afeta 240 milhões de jovens no mundo. Ainda assim, no Brasil, uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos está acima do peso.
Vale lembrar, que mesmo não sendo um problema mórbido, a obesidade é uma doença que deve ser controlado o quanto antes para evitar diversos outros problemas metabólicos como a diabetes, a hipertensão e o colesterol alto.
1 – Como identificar a obesidade infantil
Nos adultos, a obesidade é medida através do índice de massa corpórea. No entanto, em crianças há outros fatores de classificação como a curva de crescimento, a idade e o sexo da criança.
Por outro lado, fatores genéticos, de ambiente e comportamentais também podem causar o aumento de peso infantil. Nesse sentido, é importante entender a rotina alimentar da casa e saber se a criança em questão tem uma vida ativa.
2 – Obesidade e Pandemia
Em tempos de isolamento social, o confinamento causado pela pandemia é um agravante sério e foi determinante para um aumento considerável no peso das crianças neste último ano .
Isso porque, a privação de brincadeira nas escolas e com vizinhos acaba instalando o sedentarismo nos pequenos. Além disso, a falta da rotina de alimentação da escola, faz com que eles comam mais desregradamente.
3 – O que a família pode fazer?
1 – Movimentem-se
Por mais que o confinamento não permita brincadeiras com os amigos, não deixe o sedentarismo se instalar na criança! crie brincadeiras que façam as crianças deixarem as telas de lado e saírem do sofá. Isso ajuda a gastar energia e a ter momentos mais alegres. Pedir ajuda em tarefas domésticas como colocar e retirar itens da mesa e arrumar o quarto também ajudam e ainda dão senso de responsabilidade.
2 – Cozinhem juntos!
Segundo nutricionistas, as chances de uma criança comerem um alimento aumentam consideravelmente se ela ajudou a preparar e está vendo os adultos comerem.
3 – Deixe coisas saudáveis á vista
Melhore o acesso a comidas saudáveis, deixando ao alcance da criança alimentos como frutas e legumes
4 – Faça uma rotina
Faça da rotina sua melhor amiga! Estipular horários para todas as refeições evita os lanchinhos recorrentes. Aliar a reeducação alimentar com uma rotina de sono é a chave para o sucesso!
5 – Mude com eles!
É preciso incorporar as mudanças! Até porque não é justo para o pequeno ver todo mundo comendo besteira enquanto só ele se alimenta melhor, não é mesmo?
6 – Evite telas!
Deixar os pequenos se alimentarem na frente das telinhas impede que ela observe e goste do que está comendo.
E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e comente aqui embaixo como você faz para lidar com a obesidade infantil. Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa. Até a próxima!
Fotos: Reprodução.