Saúde | Fortaleza inicia vacinação contra poliomielite

Acontece|Saúde

Atenção, papais e responsáveis! Até o dia 14 de junho acontece o reforço da proteção para crianças menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a poliomielite.

Crianças de 15 meses (1 ano e 3 meses) a menores de 5 anos estão aptas a receber a dose de reforço da campanha de forma indiscriminada. Já crianças menores de 1 ano que não tenham iniciado ou completado sua vacinação devem aproveitar a campanha para atualizar seu esquema vacinal.

Além do período de campanha (confira aqui), a imunização contra a Poliomielite também ocorre de forma rotineira, nas unidades de saúde. Conforme esquema abaixo:

1ª dose: aos 2 meses através de vacina injetável (VIP);
2ª dose: aos 4 meses através de vacina injetável ( (VIP);
3ª dose: aos 6 meses através de vacina injetável ( (VIP);
1º reforço: 15 meses (1 ano e 3 meses) por meio da vacina oral (VOP)
2º reforço: menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), por meio da vacina oral (VOP)
Clique aqui e confira o esquema vacinal para este público

**Além do esquema vacinal descrito acima, doses de reforço são aplicadas durante o período de campanha

.

E atenção! A partir do segundo semestre de 2024, por orientação do Ministério da Saúde (MS), haverá a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). O esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP, visando aumentar a proteção do público-alvo.

E aí, bora garantir a proteção da criançada? A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite tem foco na prevenção contra a paralisia infantil. Não deixe de imunizar os pequenos!

Fotos: Reprodução / Fonte: SMS

Inscreva-se na nossa newsletter