StartupCE abre inscrições para 5º ciclo de pré-aceleração
19 de julho de 2021
Os destaques da programação cultural
20 de julho de 2021

Saúde intíma – Dicas para cuidar da região mais importante do seu corpo!

Por mais que o assunto seja pouco discutido, é muito importante falar sobre saúde íntima e esclarecer as dúvidas sobre o assunto , afim de evitar qualquer equívoco. Pensando nisso, o Pátio Hype preparou uma lista para você com dicas de como se cuidar mais. Confere aí!

Por mais que essas questões de cuidados e higiene da região íntima da mulher tenham sido colocados em pauta nos últimos tempos. Ainda assim, existe muita desinformação sobre o assunto. Por isso preparamos essa listinha para tirar algumas dúvidas. Dá só uma olhada.

Antes de mais nada, é preciso entender que o corpo da mulher é um organismo sensível, e que suor, sangue, umidade e urina são coisas normais e naturais, que fazem parte do cotidiano.

1 – Higiene íntima – Lave a região com água

Por mais óbvio que seja, a primeira dica é que a região íntima deve ser higienizada diariamente apenas com água e sabão neutro. Isso porque, o sabão neutro mantêm a microbiota vaginal equilibrada e evita a proliferação de microrganismos prejudiciais.

Dica: Dê uma atenção redobrada a parte externa, que podem acumular resíduos.

Por outro lado, caso você use sabonetes íntimos que não alteram o pH da região, lembre-se que o produto não deve ser usado o tempo todo! Já que, o excesso pode acabar prejudicando a saúde ao invés de ajudar. Para evitar perrengues, dilua o sabonete íntima na água antes de usar.

2 – Nada de duchas!

Primeiramente, a ideia de quanto mais água mais limpa ficará a região é errada. Com isso em mente, nada de usar duchas para realizar a limpeza do canal vaginal, ok?

Isso porque, o pH e a flora vaginal ficam sujeitas a alterações com essa prática, deixando a vagina mais propícia a infecções. Lembre-se que é preciso ter indicação expressa do ginecologista para que o uso seja recomendado.

3 – Evite os lenços umedecidos

Por mais que os lenços umedecidos possam servir como aliados em casos de emergência, seu uso deve ser evitado, sendo um último recurso para limpar a região.

Isso porque, seu uso em excesso podem causar  secura na vagina e irritações. Tudo isso contribui para eliminar a lubrificação natural da região, além de alterar o pH vaginal.

 4 – Saúde íntima na menstruação

É importante ressaltar, que na menstruação os cuidados devem ser intensificados. Já que, o sangue altera o pH da vagina! Para conter o sangramento, existem diversos métodos diferentes como:

  • Absorventes externos
  • Absorventes internos
  • Coletores menstruais

Independente do método escolhido, é importante realizar trocas periódicas para garantir uma maior higiene da região.


5 – Calcinha de algodão

Você sabia que o tipo de roupa influencia diretamente na saúde íntima da mulher ? Diferentes tipos de tecido podem influenciar na ventilação ra região.

Tecidos sintéticos tendem a dificultar a transpiração da pele, o que aumenta o acúmulo de suor e torna a região mais úmida. Logo, a melhor opção é apostar nas calcihas de algodão. O tecido favorece a ventilação, prevenindo infecções.

Dica: Experimente dormir sem roupa íntima para dar mais ventilação na região durante a noite.

6 – Cuidados com a depilação

A depilação tem influência direta na saúde íntima da mulher! Você sabia que a depilação total favorece o crescimento de microrganismos nocivos, causados de corrimento vaginal?

Por outro lado, o uso de outros métodos como a gilete também reduzem a lubrificação natural da pele, uma vez que, destroem a camada protetora da pele.

No entanto, é óbvio que a depilação não está proibida. Mas, é preciso ter alguns cuidados! Evite usar gilete mais de 3 vezes por semana.

7 – Cuidado pós sexo

A higiene pós relação sexual é importantíssima para evitar infecções e doenças. A recomendação é urinar depois da prática e logo em seguida lavar a região abundantemente com água e um pouco de sabonete íntimo.

Por fim, basta secar bem a região e realizar a troca da roupa íntima ou protetor diário.

E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e comente aqui embaixo quais cuidados você toma para manter a saúde íntima em dia. Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa.

Fotos: reprodução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *