
Grupos musicais que fazem sucesso sem ninguém ver seus rostos existem, e nomes como Daft Punk e Gorillaz estão aí para provar isso. Mas existe uma banda que conhece ser extremamente misteriosa sobre seus integrantes e, ainda assim, conquistar o público e a crítica. Você já ouviu falar da banda Sault?
Em um mundo no qual a exposição parece ser a regra, essa banda misteriosa desafia todas as convenções. Sem rostos conhecidos, entrevistas raras ou inexistentes e uma longa discografia lançada de forma surpreendente, o coletivo britânico tornou-se um fenômeno cult, aclamado pela crítica e abraçado por um público fiel.
De banda misteriosa a fenômeno cultural
Os primeiros registros que se têm da Sault datam de 2019, ano em que ela lançou não somente um, mas dois discos. intitulados “5” e “7”. Desde o início, a ausência de informações sobre seus integrantes intrigou. Não havia fotos promocionais, nomes divulgados ou qualquer tipo de campanha de marketing tradicional. A música, uma fusão potente de soul, funk, R&B, pós-punk e ritmos africanos, falava por si só, carregada de mensagens socialmente conscientes e politicamente engajadas.

Foram mais dois trabalhos aclamados em 2020, “Untitled (Black Is)” e “Untitled (Rise)”, ambos respondendo diretamente aos movimentos por justiça racial. Em 2021, lançaram “Nine”, mas foi em 2022, o grupo surpreendeu novamente ao lançar mais cinco discos simultaneamente: 11″, “AIIR”, “Earth”, “Today & Tomorrow” e “Untitled (God)”. Dessa vez, todos foram lançados gratuitamente via WeTranfer, sob a senha “godislove”, ou seja, “deus é amor”, em tradução livre. No ano seguinte, a banda misteriosa fez o único show do qual se tem registro. No entanto, nenhum integrante revelou sua identidade.
Ainda em 2023, o ritmo de novidades do grupo continuou com “(Untitled) Variations of Sault”. O lançamento mais recente da Sault ocorreu agora em 2025, durante a Semana Santa. Intitulado “10”, o disco saiu na Sexta-Feira Santa, saiu do ar no sábado, e “ressuscitou” no Domingo de Páscoa. Ao longo desses seis anos de existência, o grupo nunca deu entrevistas ou revelou sua formação completa. Especula-se que essa postura seja uma crítica à indústria musical e à cultura da celebridade. Você já conhecia essa banda?
Fotos e vídeos: Reprodução