"Save the Artic", a nova campanha de Vivienne Westwood

Campanhas|Moda

Todo estilista sabe que não há maneira melhor de divulgar uma campanha que colocar artistas e celebridades nela e quando é por uma boa razão, em prol da conscientização humana, ainda melhor, certo? Foi o que fez a inglesa Vivienne Westwood em sua nova coleção de camisetas cuja renda será doada à campanha “Save The Artic”, do Greenpeace, que busca evitar a extração de petróleo na região do Ártico.As campanhas de Vivienne Westwood costumam ter, além de apelo estético, um cunho político. A estilista usa sua posição dentro da indústria da moda para promover causas assim. Ela já o fez repetidas vezes, como em 2005, quando protestou contra o Governo Britânico por terem aprovado a Lei Antiterrorista. Ela usou uma camiseta com os dizeres “Não sou terrorista, por favor, não me prenda”. E, ultimamente, ela vem chamando atenção para as questões climáticas que vem acontecendo no mundo. Erguendo um cartaz que dizia “Climate Revolution”, ela encerrou seu desfile de Verão 2013.

Nesta nova ação, que reúne famosos como Hugh Grant, Vanessa Redgrave, Kylie Minogue, Jeremy Irons, Kate Moss, Dame Judi Dench, George Clooney e Nicole Scherzinger, ex-Pussycat Dolls, Vivienne enfrenta a empresa Shell, que pretende iniciar a perfuração no Ártico em breve, em busca de petróleo. Os artistas protagonizaram uma exposição fotográfica, vestindo as camisetas, que está “no ar” em uma estação de metrô, em Londres, até o final do mês e que, “coincidentemente”, fica próximo aos escritório da Shell.

camisetas-save-the-artic

A estilista também está envolvida em outras ações políticas no momento. A “Contributoria”, uma comunidade independente de jornalismo, a convidou para ser editora no mês de setembro. Eles escolhem uma pessoa por mês para discutir um tema pré-selecionado. O tema de Vivienne será “Poder, influência e controle”, que além de se encaixar na defesa da nova campanha, ainda faz lembrar uma das últimas ações de Westwood, quando ela afirmou que os políticos se preocupam visam apenas o lado lucrativo, mas nunca o social (“Políticos São Criminosos”).

Ela sabe mesmo polemizar, hein?

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter