Existe vida na moda para além dos inalcançáveis desfiles de grandes marcas e da pressão marketeira do fast fashion. Existe responsabilidade e gente pensando em saídas que nos resguardam o prazer de comprar sem a culpa de virar sujeito ativo em uma indústria de destruição. Foi de algumas dessas cabeças, que brigam por uma moda consciente, que saiu o programa Se Essa Roupa Fosse Minha, que estreou no GNT dia 10 de agosto, às 19h30. Um programa que dá vida, cor e prazer à moda num formato alinhado ao século 21.
“É uma série de moda que repensa o jeito que a gente lida com o consumo. Também desmistifica o garimpo em brechós, mostrando que além de mais econômico e sustentável é uma experiência divertida!”, conta a diretora Isabel Nascimento Silva. O projeto também levanta uma a discussão sobre tendência. “A gente mostra que a roupa tem que estar a nosso favor. Que roupa abraça o teu corpo? Que peça te dá mais poder para ser quem você é? E o que cabe no teu bolso?”, completa.
A série tem 13 episódios e é capitaneada por uma trinca babadeira. A estilista Ana Paula Xongani, a consultora de moda sustentável Giovanna Nader e a figurinista Marina Franco. Três personalidades fortes e falantes que se divertem enquanto introduzem o público no universo da roupa usada e da costumização. Dicas para garimpar em brechós, identificação de tecidos, ressignificação de peças e controle da produção individual de lixo são alguns dos temas que permeiam os episódios que vão ao ar todo sábado.
Um quarto elemento, não menos afiado, coloca lenha na fogueira. André Carvalhal, designer especialista em sustentabilidade na moda, tem um quadro que contextualiza movimentos que impactam no consumo. Tá achando com pinta de eco chato? Nós dobramos a aposta! Se Essa Roupa Fosse Minha é a prova que dá pra ser sustentável, didático e divertido ao mesmo tempo. Isso sem contar as transformações maravilhosas que enchem os olhos e a cabeça de ideias.
Alinhado com o que há de mais moderno também por trás das câmeras, o programa é uma coprodução que junta canal (GNT), produtora (Conspiração) e marca (Comfort) na mesma mesa. Além é claro de ter uma equipe em que 90% são mulheres.
Prepare-se para a diversão mais consciente dos últimos tempos e bora deixar o coração bater por uma blusinha (do jeito certo) porque a gente merece. Dá o play no trailer que deixamos logo abaixo:
Pronta pra não perder nenhum episódio do Se Essa Roupa Fosse Minha?!
Fotos: Reprodução.