Sebrae ajuda tapioqueiras do Ceará a buscar qualificação para a Copa

Acontece|Copa 2014|oportunidades

tapioca

A tapioca é uma iguaria tipicamente nordestina e no Ceará, um dos principais atrativos da gastronomia local. A paixão é tanta que existe um lugar onde ela reina absoluta nos cardápios: o Centro das Tapioqueiras, no bairro de Messejana. Dividido em 26 boxes, o espaço existe há dez anos e já virou parada obrigatória para turistas. A expectativa é de que a Copa do Mundo de 2014 amplie esse fluxo de clientes e gere novas oportunidades para quem vive desse comércio. Por essa razão, o Sebrae no Ceará começou um trabalho de preparação das tapioqueiras com foco no Mundial. A iniciativa, que integra o programa Sebrae 2014, prevê o aumento da competitividade desse polo gastronômico a partir da capacitação dos proprietários dos boxes, para que tenham gestão mais profissional. O atendimento reúne consultorias e encontros educativos sobre temas como atendimento ao cliente, boas práticas na manipulação de alimentos, gestão de pessoas e financeira.

O ponto de partida é o incentivo à regularização, tendo em vista que a grande maioria dos negócios é informal. Até o momento, foram realizados dois encontros de sensibilização para apresentar a figura do Empreendedor Individual (EI), as facilidades para legalizar a atividade de quem fatura até R$ 60 mil por ano e os benefícios gerados pela formalização. Neste mês, está previsto um terceiro encontro em que o Sebrae irá levar até o Centro das Tapioqueiras toda a estrutura necessária para o registro como EI.

tapioca-carne-seca-sol

“Temos três permissionários regularizados, os outros 23 ainda são informais. A maioria tem medo de aderir à proposta por falta de conhecimento, com receio de ter prejuízo. As pessoas acham que a burocracia e os impostos inviabilizam o trabalho aqui”, afirma a presidente da Associação do Centro das Tapioqueiras, Valdênia da Silva.

Depois da formalização, segundo a gestora estadual do Sebrae 2014, Evelyne Tabosa, será montado um plano de capacitação de acordo com as necessidades levantadas pelas tapioqueiras. O início da execução está previsto ainda para o primeiro semestre de 2012. No pacote de serviços estão consultorias voltadas especificamente para a elaboração e implantação do Manual de Boas Práticas (MBP) e dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POP), conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para empreendimentos que comercializam alimentos.

O programa Sebrae 2014 trabalha no Ceará seis setores prioritários: Turismo, Economia Criativa, Têxtil e Vestuário, Comércio Varejista, Agronegócios e Serviços em geral. Dentro da gastronomia, a iniciativa atuará ainda em outros polos gastronômicos de Fortaleza. No Ceará, a meta do programa é atender 300 empresas, em 2012, e um total de 827, até 2014.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter