Melhoria no atendimento, redução das falhas, mais compromisso com os prazos e avanços consideráveis na qualidade dos processos, produtos e serviços oferecidos. Esses foram os resultados positivos observados na conclusão da primeira fase do PDF-Projeto de Desenvolvimento de Fornecedores, realizado pelo Sebrae Ceará e que envolveu 14 empresas que atendem cinco unidades da instituição.
Criado pelo Sebrae Nacional em 2011, o Projeto, que desde 2012 começou a ser replicado nas unidades do Sebrae em todos os estados e no Distrito Federal, tem como objetivo estimular um melhor desempenho dos fornecedores, em áreas que vão do atendimento às responsabilidades relacionadas aos contratos. De acordo com Helen Lisboa, gestora estadual do Projeto, a implantação desse tipo de iniciativa possibilitou uma significativa melhoria na gestão dos contratos de fornecimento para a instituição. “Isso foi possível graças a planos de ações definidos, criação de ferramentas e evidências , além de ações de acompanhamento e monitoramento e aplicação de pesquisas de satisfação”.
No caso do Sebrae Ceará, esta primeira fase do projeto envolveu as empresas Gráfica Editora Comercial Ltda, Via Digital Ltda, Antonio Leonardo Ferreira Santos-Eumac, Amplvs Tecnologia da Informação, Interface Comércio e Serviços Ltda, Ícone Elevadores Ltda, Elite Dedetização Indústria e Comércio Ltda, Centro em Excelência em Atividades Médicas e Consultoria, MCT Produções Ltda, Conste Consultoria Serviço e Transporte Ltda, Siad Viagens Turismo Ltda, VM Locadora de Veículos Automotores Ltda e Stand Sign Projetos Ltda.
Por causa do Projeto, nos últimos meses, os representantes dessas empresas, orientados por um consultor local e com a supervisão de um consultor do Sebrae Nacional, participaram de reuniões periódicas, com foco na melhoria da gestão contratual e conheceram ferramentas de controle, o que permitiu a realização de ajustes no atendimento e fornecimento de produtos e serviços.
Todo o trabalho foi desenvolvido a partir de indicadores como atendimento, prazo, falhas, qualidade e satisfação dos clientes internos e externos, o que garantiu a sensibilização para a busca de melhorias contínuas.
Para o diretor administrativo financeiro do Sebrae Ceará, Airton Gonçalves Junior, o projeto trouxe, como benefícios imediatos, a redução das não conformidades que vinham sendo registradas, a otimização dos resultados e o aprimoramento da gestão de compras da instituição. “Mas, o nosso objetivo vai além disso. Queremos que esses fornecedores estejam num grau de excelência que possam estar preparados para atender a qualquer empresa. Inclusive às maiores e mais exigentes”, explica.
Já para as empresas participantes, a adesão ao programa propiciou resultados significativos como o aprimoramento dos processos e maior investimento em inovação, além do aumento da competitividade. É o que conta Marconi Teles, da MCT Produções Ltda. Segundo ele, o programa melhorou tudo. “Inclusive, as nossas relações com os gestores do Sebrae Ceará”.
Para Alessandra Feitosa, da Eumac, o programa foi responsável por uma mudança geral na empresa. “O programa nos levou a aprimorar o nosso produto, que são as canetas usadas pelo Sebrae, e essa melhoria fez com que conquistássemos novos clientes”, conta.
Para Gustavo Vieira, consultor especialista do projeto, o resultado foi totalmente positivo. “Principalmente porque alcançamos um excelente nível de interação Sebrae Ceará/fornecedores, o que contribuiu, também, para uma mudança de mentalidade dessas empresas”, avalia.
Segundo Airton Gonçalves Junior, o programa vai continuar e, em 2015, acontecerá a segunda fase. E ressalta: “A ideia é que, no futuro, todas as empresas que queiram fornecer para o Sebrae Ceará participem do programa”, prevê. Boas notícias para os empreendedores e que venha 2015!
Fotos: Reprodução