Pequenos negócios contribuem para a geração de emprego e renda!

Acontece|Sebrae/CE

Com o mercado de trabalho aquecido, aproximadamente 14 milhões de pessoas no país superaram a linha da pobreza nos últimos dois anos, segundo dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Isso significa que a renda mensal de R$ 218 por pessoa, valor que delimita a linha da pobreza no programa Bolsa Família foi ultrapassada.

O empreendedorismo impulsiona o crescimento econômico e social, gerando uma reação em cadeia de novas oportunidades de emprego, renda e desenvolvimento. O aumento do número de micro e pequenas empresas (MPEs) foi um fator determinante para a geração direta de empregos, colocando o Brasil próximo ao cenário de pleno emprego. Um levantamento realizado pelo Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que, só no mês de julho, aproximadamente 80% das contratações com carteira assinada foram feitas por microempresas e empresas de pequeno porte.

Setores que mais crescem

De janeiro a julho deste ano, foram criados 853,8 mil postos de trabalho pelas MPEs. O setor de serviços liderou, com saldo de mais de 430 mil empregos, seguido pela construção (161,1 mil) e pela indústria (120,7 mil). Esses números reforçam o papel do empreendedorismo na dinamização da economia e no combate às desigualdades.

Além de conquistar empregos com carteira assinada, muitos dos inscritos no Cadastro Único também estão empreendendo por conta própria. Um estudo do Sebrae, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), revelou que cerca de 30% dos microempreendedores individuais (MEI) do país estão no CadÚnico.

A criação de novas empresas com o apoio do Sebrae

O Sebrae tem desempenhado um papel fundamental no surgimento e na sustentação dos pequenos negócios brasileiros. Para quem deseja empreender, a instituição oferece capacitação, orientação para formalização e ferramentas digitais que facilitam desde a abertura dos negócios até a organização inicial da gestão.

Já para aquelas empresas que estão em crescimento, o Sebrae disponibiliza consultorias especializadas, programas de inovação e tecnologia, além de apoio no acesso a crédito e a novos mercados.

Com presença em todo o território nacional, a instituição também estimula políticas públicas, apoia cadeias produtivas locais e promove a inclusão de mulheres, jovens, pessoas sênior e empreendedores em situação de vulnerabilidade. Assim, o Sebraetransforma ideias em empresas competitivas e negócios em motores de desenvolvimento econômico e social.

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter