Sebrae e GEF Biogás Brasil lançam ferramenta digital DataSebrae Biogás

Acontece|Negócios|Novidades|Sebrae

O Sebrae, em parceria com o projeto GEF Biogás Brasil – liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) –, desenvolveu uma ferramenta inovadora para a difusão de informações sobre a produção de biogás no Brasil.

O DataSebrae Biogás é uma plataforma digital gratuita que reúne a localização geográfica de plantas de biogás no país, dados sobre o potencial de produção, uma biblioteca digital com estudos técnicos e toda a legislação referente ao setor, e ferramentas que auxiliam no planejamento de projetos de biogás.

A plataforma permite explorar o potencial de produção de diferentes localidades por meio de painéis interativos que indicam a localização de todas as plantas de biogás no território brasileiro. Além disso, o DataSebrae Biogás oferece uma biblioteca digital inédita que reúne estudos técnicos sobre biogás produzidos por entidades especializadas, além de todas as leis, decretos e convênios referentes à cadeia de valor do biogás no Brasil.

Outra inovação do DataSebrae Biogás é a calculadora automática de conversão do valor energético do biogás. A ferramenta permite estimar a quantidade de biogás necessária para uma demanda energética específica em três medidas comuns no mercado: litros de diesel, kilowatts/hora e gás liquefeito de petróleo. A nova plataforma digital permite que empreendedores utilizem dados qualificados e atualizados para planejar projetos voltados para o setor, facilitando o acesso a informações essenciais.

O DataSebrae Biogás é uma iniciativa contínua, ou seja, uma plataforma que será sempre atualizada. Também serão implementadas soluções cada vez mais sofisticadas, acompanhando a rotina de investidores e produtores de biogás para manter um suporte constante aos agentes do setor.

Contexto

O biogás é uma fonte renovável de energia elétrica, energia térmica e combustível renovável, produzida a partir de resíduos orgânicos da agroindústria ou da fração orgânica do lixo urbano. Para a produção de biogás, a matéria orgânica utilizada – dejetos de animais, material vegetal ou a fração orgânica do lixo – passa por um processo de decomposição dentro de biodigestores. Nesse processo, chamado de digestão anaeróbica, o material é digerido por bactérias e outros microorganismos presentes nos biodigestores para liberar o biogás, que é depois transformado em energia ou combustível. A produção de biogás também resulta no digestato, que é um composto orgânico que sobra após esse processo de decomposição e pode ser usado como biofertilizante.

De acordo com a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), o Brasil tem grande potencial de produção dessa energia renovável. A organização afirma que o biogás poderia suprir até 40% da demanda total de energia elétrica no Brasil e 70% do consumo nacional de diesel, impondo-se como uma alternativa sustentável de diversificação da matriz energética brasileira. Já a Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA) estima que cerca de 36 milhões de toneladas de fertilizante foram consumidas no Brasil em 2019, um aumento de mais de meio milhão de toneladas em relação ao ano anterior.

Mesmo com a grande disponibilidade de matéria prima no Brasil e a demanda nacional elevada por energia, combustível e fertilizante, o biogás ainda é pouco utilizado no país. Um entrave importante para o desenvolvimento da cadeia de valor do biogás era a falta de informações atualizadas sobre o tema reunidas em um único local de forma interativa, simples e gratuita – entrave que está sendo solucionado com o lançamento do DataSebrae Biogás.

Webinar de lançamento

O DataSebrae Biogás será lançado através de um webinar ao vivo e gratuito, que será transmitido dia 15/09 às 16h30 para o público através do canal do projeto GEF Biogás Brasil no Youtube: www.youtube.com/gefbiogasbrasil

Acesse o DataSebrae Biogás:

Datasebrae.com.br/biogás

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter