Uma boa notícia para os microempresário cearenses! O Sebrae está assegurando uma nova forma de fomentar o desenvolvimento e a capacidade competitiva dos pequenos negócios. Um convênio com este objetivo foi assinado com a Confederação Nacional das Cooperativas Centrais de Crédito e Economia Familiar e Solidária (Confesol). A parceria busca a inclusão financeira e produtiva por meio do cooperativismo, principalmente para os pequenos produtores da agricultura familiar.
As ações conjuntas das duas instituições são mais interessantes porque o Sistema Confesol dispõe da capilaridade necessária para ajudar na inclusão financeira e produtiva dos pequenos negócios. Parceiras desde 2008, o novo convênio entre as duas instituições vai impulsionar as ações de microcrédito produtivo e orientado, atendendo especialmente pequenos produtores da agricultura familiar. O Sistema Confesol reúne quatro centrais que congregam 156 cooperativas de crédito solidário e familiar com mais de 354 mil associados em 18 estados, inclusive aqui, no Ceará.
A ampliação do acesso a mercados e serviços financeiros e a capacitação técnica e gerencial das cooperativas de crédito rural filiadas ao Sistema Confesol, além do intercâmbio de informações e conhecimento são os principais eixos das ações que serão implementadas a partir dessa nova parceria, que tem amplitude nacional. O convênio de cooperação geral firmado pelas duas instituições se desdobrará em projetos específicos para implementação no prazo de dois anos.
O Confesol é um sistema que tem como intuito promover a inclusão social, facilitando o acesso a produtos e serviços financeiros. Fortalecendo e estimulando a interação solidária entre os cooperados e suas organizações, visando o desenvolvimento local com sustentabilidade.
Lembrando que hoje é o penúltimo dia da VII Semana do Microempreendedor Individual. Para mais informações, clique aqui. Não perca essa oportunidade!
Fotos: Reprodução.