Infelizmente, em nosso país, ainda é muito difícil a reintegração dos presos na sociedade. O preconceito acaba falando mais alto do que a vontade de recomeçar. Pensando nisso, o Sebrae Ceará e Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) buscam parceria para estimular o empreendorismo como forma de contribuir para ressocialização dos presos cearenses.
No início da semana, estiveram reunidos o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, e o titular da Sejus, Hélio Leitão para discutir o aprofundamento da parceria voltada para a capacitação dos internos do sistema prisional.
Também estiveram presentes na reunião a coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso da Sejus, Cristiane Gadelha, a assessora para o Sistema Penitenciário, Aline Miranda, o assessor da diretoria do Sebrae, Reginaldo Lobo e o articulador do escritório regional da instituição em Fortaleza, Rafael Albuquerque.
Atualmente, Sejus, Sebrae e Senac, já desenvolvem um trabalho conjunto na área da qualificação profissional e estimulo ao empreendedorismo das internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Lopes (IPF). O projeto Querer capacitou ano passado 90 mulheres. A ideia é continuar o trabalho no presídio feminino e estender a ação de estímulo ai empreendedorismo também para a unidade masculina.
O No Pátio torce para que brevemente sejam iniciadas as ações voltadas para reintegração da população carcerária cearense. É com essas iniciativas que teremos uma sociedade livre de preconceito e com oportunidades para todos.
Fotos: Reprodução.