Disseminar a cultura empreendedora e estimular o protagonismo juvenil. Este é o objetivo do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae, iniciativa que trabalha com professores e alunos em duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho. Em 2018, o programa levou o ensino do empreendedorismo para 40.834 estudantes dos ensinos fundamental, médio, profissional e superior no Ceará.
No ano passado, o programa também beneficiou mais de 1.100 professores de todo o estado com capacitações e participação em eventos ligados ao tema da educação empreendedora. Desde 2013, quando foi implantado no estado, o Programa de Educação Empreendedora do Sebrae já beneficiou ao todo mais de 140 mil estudantes do Ceará.
Para a coordenadora estadual do programa, Priscila Fidelis, a cultura empreendedora é uma forte aliada da educação tradicional, uma vez que estimula o indivíduo a adquirir autonomia através do desenvolvimento do raciocínio e da criatividade. “Nosso objetivo é contribuir para que os jovens tenham plena capacidade de modificarem o contexto em que vivem. Portanto, esperamos que educação e empreendedorismo articulem-se na busca de um futuro melhor para os jovens”.
Já o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, destaca que o programa vem crescendo a cada ano e conseguindo levar o ensino do empreendedorismo a um número cada vez maior de estudantes do estado. “Este crescimento é fruto de um trabalho de articulação e parcerias com prefeituras, escolas, professores, pais e alunos, onde temos buscado sensibilizar estas pessoas para importância de despertar nestes jovens, desde cedo, a cultura empreendedora. Queremos que estes estudantes possam, a partir das capacitações, assumir o papel de protagonista em nossa sociedade e contribuir para o desenvolvimento de suas comunidades, de seus municípios e de todo o estado do Ceará”.
Entre as iniciativas do programa de educação empreendedora do Sebrae está o JEPP- Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que é desenvolvido em parceria com as Prefeituras Municipais e escolas da rede particular. No Ceará, esta parceria ajudou a capacitar mais de 22 mil alunos do ensino fundamental nos municípios de Acopiara, Altaneira, Cascavel, Catunda, Dep. Irapuan Pinheiro, Fortaleza, Graça, Groaíras, Irauçuba, Itapajé, Jaguaribe, Mucambo, Pacujá, Santa Quitéria, Sobral Uruoca e Varjota.
Já o programa Despertar, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), ofertou no ano passado uma disciplina de empreendedorismo para os alunos de 1° ano do ensino médio em 117 escolas profissionalizantes do Ceará, beneficiando cerca de 17 mil estudantes da rede estadual.
O Programa de Educação Empreendedora do Sebrae também beneficiou, em 2018, mais de 1 mil alunos de ensino superior de faculdades da capital e do interior, com a inclusão de disciplinas de empreendedorismo em suas grades curriculares. Também no ano passado, alunos de ensino superior do estado tiveram a oportunidade de participar da 2ª edição da Maratona Universitário Empreendedor. Uma competição de ideias de negócios, promovida pelo Sebrae, que estimulou jovens da capital e do interior a criarem modelos de negócios inovadores e disruptivos.