Os economistas são categóricos em afirmar: Passar pela crise em 2016 será ainda mais difícil do que foi no ano que passou. Entretanto, mesmo com essa previsão negativa, não dá para sentar no sofá e ficar esperando a crise passar de braços cruzados, não é mesmo?
Para melhorar a motivação e aumentar as expectativas para este ano, o Sebrae listou três setores ou atividades que tendem a se manter promissores mesmo em cenários críticos como o atual. Confira:
1º Reforma predial, residencial e comercial;
2º Conserto de bens duráveis (equipamentos eletroeletrônicos e veículos)
3º Alimentação (Restaurantes, lanchonete e serviços)
De acordo com o gerente da Unidade de Acesso a Mercado do Sebrae/BA, José Nilo Meira, a crise afetou diretamente no comportamento do consumidor. “Por conta disso, não estão comprando e sim mantendo o que já possuem. Essa tendência do consumidor é uma oportunidade para quem quer empreender”, explica.
No ano passado, os setores de serviço de saúde, beleza, alimentação e educação eram as melhores apostas de investimento. Já para este ano, os serviços de beleza não estão entre as atividades promissoras, mas seguem na lista como uma área boa para empreender. Isso porque apesar da facilidade de ter acesso a equipamentos e produtos de alta qualidade, a maior parte do público não abre mão de se arrumar.
A alimentação fora do lar não perdeu o impulso. Para gerente do Sebrae, além dos bares, lanchonetes e restaurantes, novas tendências como food trucks já caíram no gosto do público que não abre mão de consumir bons alimentos.
Para quem tem o sonho de investir no próprio negócio, as dicas do especialista são:
– Pesquise a realidade do mercado que pretende atuar, identifique seus públicos, fornecedores e concorrentes;
– Não tenha limites para obter dados do negócio que pretende criar. Pesquise e converse com especialistas e pessoas do ramo de interesse;
– Fique atento aos empreendimentos que exigem a autorização do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária, e/ou de outros órgãos;
– Invista no planejamento, monte o modelo e plano de negócios. Esquematize todos os setores da empresa, incluindo finanças, recursos humanos, marketing, logística e outros;
– Participe de capacitações, veja qual a solução mais adequada para suas necessidades nos setores de finanças, vendas, relacionamento com cliente e com o público;
– Fique atento às mudanças do contexto econômico, as oportunidades de mercado e os riscos que podem ocorrer;
– Saia da informalidade, regularize sua empresa para obter benefícios e permitir o crescimento no mundo empreendedor.
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