O No Pátio já mostrou em outras matérias que o número de brasileiros que apostam em montar um negócio próprio tem crescido a cada dia. Para quem tem o sonho de trabalhar na sua própria empresa e ser dono do próprio nariz, o Sebrae lista os setores mais promissores para 2016.
Segundo o órgão, as melhores apostas de investimentos para este ano são os setores de saúde, beleza, alimentação e educação, pois as franquias de serviços estão em frequente crescimento e o custo para mantê-las costuma ser baixo. Agora que você já sabe quais setores estão em alta, confira algumas dicas que podem ajudar você nessa caminhada.
De acordo com o gerente da Unidade de Acesso a Mercado do Sebrae Bahia, José Nilo Meira, o sucesso do negócio está ligado à afinidade do empreendedor com a atividade na qual se quer investir.
“Procure sempre alinhar o que lhe realiza com aquilo considerado viável. Quem não gosta da noite não abre uma boate”, orienta. O gerente destaca também a importância de se posicionar no lugar do cliente, observando que tipo de serviço/produto ele deseja em um determinado local.
Para Nilo, uma das atividades mais importantes antes de abrir a empresa é procurar o melhor local para instalar o negócio. É necessário, portanto, analisar o processo de logística e venda da mercadoria, facilidade de acesso dos clientes ao local, estacionamento, distância entre rodovias, sistema bancário, bem como todos os custos fixos envolvidos no imóvel para a instalação do empreendimento.
Além das dicas do José Nilo, o Sebrae listou as principais recomendações para quem quer investir no sonho de ter o próprio negócio em 2016. Confira:
– Pesquise a realidade do mercado que pretende atuar, identifique seus públicos, fornecedores e concorrentes;
– Não tenha limites para obter dados do negócio que pretende criar. Pesquise e converse com especialistas e pessoas do ramo de interesse;
– Fique atento aos empreendimentos que exigem a autorização do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária, e/ou de outros órgãos;
– Invista no planejamento, monte o modelo e plano de negócios. Esquematize todos os setores da empresa, incluindo finanças, recursos humanos, marketing, logística e outros;
– Participe de capacitações, veja qual a solução mais adequada para suas necessidades nos setores de finanças, vendas, relacionamento com cliente e com o público;
– Fique atento às mudanças do contexto econômico, as oportunidades de mercado e os riscos que podem ocorrer;
– Saia da informalidade, regularize sua empresa para obter benefícios e permitir o crescimento no mundo empreendedor.
Fotos: Reprodução.