Através do “Programa de Empreendedorismo Sustentável” o prefeito Roberto Cláudio foi o vencedor da IX Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Criado em 2001, o Prêmio é um instrumento para incentivar o desenvolvimento econômico dos pequenos negócios como prioridade na gestão pública, com a identificação, avaliação, valorização e disseminação de iniciativas realizadas nos municípios brasileiros e que geraram impacto positivo para o empreendedorismo local.
A premiação aconteceu na noite da última terça-feira (10), no auditório do Sebrae Nacional, em Brasília (DF). No total, foram 1.865 inscritos em oito categorias, 1.395 projetos qualificados, 148 prefeitos finalistas e 12 vencedores nacionais.
Para o prefeito Roberto Cláudio, “a premiação do Sebrae dá a garantia de que o município pode e deve articular os agentes econômicos, principalmente os micro e pequenos empreendedores. Estamos no caminho certo e vamos avançar ainda mais, porque o poder publico deve dinamizar e estimular sua própria economia, como a Prefeitura de Fortaleza está fazendo”.
Em 2015, o percentual de compras da Prefeitura junto a micro e pequenas empresas (MPEs) aumentou 23%. O número de fornecedores nesse perfil saiu de 277, em 2014, para 419, um crescimento de 52%, que corresponde a 25% do total de fornecedores. Metade das 384 licitações concluídas foram vencidas por MPEs, na íntegra ou em lotes, totalizando 10% do valor total licitado pelo Município, com um volume financeiro de R$116 milhões.
Outro avanço fundamental foi a criação do Portal Compras reunindo todas as informações necessárias para quem quer fornecer para a Prefeitura de Fortaleza.
O Programa de Empreendedorismo Sustentável é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por meio da SDE, em parceria com as Secretarias Regionais, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC-Ce), que busca promover ações de apoio aos pequenos empreendedores, oferecendo capacitação gerencial, acesso ao microcrédito, formalização de negócios, consultoria contábil e espaço para comercialização de produtos e serviços. O Programa realizou 42 mil atendimentos em dois anos de atividade.
Fotos: Reprodução.